A quatro dias das eleições municipais, a Polícia Militar inicia nesta quinta-feira (12) a operação “Voto Seguro”, para garantir a segurança nas Eleições 2020 nos 223 municípios da Paraíba. O planejamento do esquema que será colocado em prática foi elaborado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TER) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Somente na região de Campina Grande, a operação envolverá mais de 1.500 homens que serão distribuídos em mais de 100 municípios.

Segundo o PBAgora, ao todo, a operação conta com 4.500 policiais escalados por dia e 1.417 viaturas, entre carros, motos, vans e outros veículos. A PM informou que usará drones para monitorar locais suspeitos e acionar a presença de policiais.

Sem a presença das Tropas Federais nas ruas, a PM, vai reforçar o trabalho noturno e terá equipes circulando nas noites e madrugadas em comboios. A finalidade é intervir em situações suspeitas, como tentativa de compra de votos e outras ações proibidas pela Justiça Eleitoral.

Para preparar o plano operacional, o Comando de Policiamento Regional 1 coronel Valério, realizou na última quarta feira dia 11 de novembro de 2020, coletiva onde apresentou para a imprensa dados referentes ao planejamento eleitoral correspondente ao CPR1.

O Comando de Policiamento Regional 1, é composto de 104 cidades, e para trabalhar no policiamento eleitoral nessas cidades serão utilizados a aproximadamente 1.300 policiais militares (desses 606 são reforços) e 219 viaturas. Serão 709 locais de votação e em cada local de votação contará com policiamento já a partir da instalação das urnas, e permanecerão até o recolhimento das urnas ao término da eleição.

Especificamente para a cidade de Campina Grande serão empregados aproximadamente 300 policiais militares e 40 viaturas para os 124 locais de votação.

Ele salientou que este efetivo é especifico para a atividade eleitoral, sem prejuízo no Policiamento ordinário das cidades que ocorrerá normalmente.

As eleições 2020 na Paraíba, segundo dados do TRE, têm quase três milhões de eleitores aptos. A votação acontecerá das 7h às 17h, sendo que o horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Foto: Reprodução Google.