A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realizou, nessa quarta-feira (11), as solenidades de premiação do II Concurso de Origami e do I Concurso de Redação. Os eventos, que aconteceram por videoconferência, premiaram 12 adolescentes e jovens em cumprimento de medida, e contaram com a participação de todos os inscritos nos dois concursos.
Durante as solenidades, Noaldo Meireles, presidente da Fundac, saudou os vencedores e falou da emoção em ver a quantidade de inscritos nos concursos, e elogiou a beleza das peças produzidas pelos socioeducandos, além da qualidade das redações inscritas. O presidente da Fundac aproveitou ainda a oportunidade para garantir que os dois concursos já são parte integrante do calendário anual da Fundação.
O I Concurso de Redação, intitulado “O esporte, a cultura e a arte no meu projeto de vida: uma experiência que mudou minha vida”, destinou-se a socioeducandos das unidades provisórias de internação e semiliberdade e reuniu 41 adolescentes e jovens, dos quais nove receberam premiação durante a solenidade.
Os participantes do Concurso de Redação foram premiados da seguinte forma: a melhor redação (de todas as unidades) do grupo específico foi contemplada com um tablete. Já a segunda e terceira melhor redação (de todas as unidades) do grupo específico receberam um videogame portátil com 400 jogos. Na modalidade Séries Iniciais, o concurso premiou as seguintes redações: 1° lugar “O esporte como mudança da vida” (Lar do Garoto); 2° lugar “O meu projeto de vida” (CEA-JP); e 3° lugar “Futebol e arte é para todos” (Lar do Garoto).
Na modalidade Ensino Médio: 1° lugar “As realidades contraditórias do esporte, cultura e arte” (CSE); 2° lugar “A experiência em minha vida” (CEJ); e 3° lugar “O meu projeto de vida” (CEJ). A modalidade Séries Finais: 1° lugar “O esporte, a cultura e a arte no projeto de vida uma experiência que mudou a minha vida” (Semiliberdade); 2° lugar “O esporte muda a vida das pessoas” (Lar do Garoto); e 3° lugar “A mudança através do esporte” (CEA-Sousa).
Segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac, o I Concurso de Redação da Fundac buscou estimular o protagonismo dos socioeducandos por meio da escrita e da construção do conhecimento sobre o ECA como marco legal dos direitos e deveres de crianças e adolescentes como cidadãos na sociedade brasileira, dando maior ênfase ao acesso a esporte, cultura e arte no desenvolvimento de novos projetos de vida e transformação social.
“O Concurso é uma forma de fortalecer potencialidades que muitos socioeducandos já possuem, onde a leitura do mundo precede a leitura da palavra, estimulando, assim, a autonomia dos estudantes”, enfatizou o coordenador do eixo Educação da Fundac.
Origami – Já o II Concurso de Origami, intitulado: “Um voo de liberdade”, selecionou trabalhos de arte em origami elaborados por 76 adolescentes e jovens que cumprem medidas nas unidades de internação e semiliberdade do Estado. A atividade, que também é uma promoção da Fundação, por meio da diretoria técnica, foi coordenado pelo eixo Esporte, Cultura e Lazer, e também fez alusão aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“O Concurso de Origami busca estimular a produção artesanal de peças de dobraduras de papel, estilo origami 3D, bem como o fomento de atividade ocupacional de trabalho manual. Nesta edição, tivemos uma excelente participação dos adolescentes que produziram peças decorativas montadas em papel colorido, onde a técnica do origami 3D permite aos adolescentes uma melhor concentração, coordenação motora e desenvolvimento cognitivo”, explicou Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac.
Os origamis produzidos pelos socioeducandos passaram por uma comissão julgadora que avaliou a qualidade artística, a originalidade e a criatividade. Dos 76 trabalhos, foram selecionados 11 finalistas que, na última etapa do concurso, montaram uma peça artística ao vivo na qual os três melhores foram contemplados com um mini game de 400 jogos. O 1° lugar produziu um cocar indígena (CEJ); o 2° lugar uma mãe coala e seu filhote (Lar do Garoto); e o 3° lugar uma cesta com flores (CEJ).
Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, acredita que o movimento de reflexão, ação das práticas pedagógicas na Instituição têm mostrado que o melhor caminho é quando investimos no potencial dos adolescentes, e quando acreditamos que é possível fazer diferente, fazendo a diferença.
“Esse espírito move todos os eixos estratégicos da Ditec para realizar novas construções e novas práticas. O encerramento do concurso de origami e de redação deixa para cada um e cada uma que faz a comunidade socioeducativa a certeza que somos pontes para transformação social. Agradeço a todos por acreditar no trabalho e por sonhar conosco novas práticas pedagógicas”, concluiu Waleska Ramalho.
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