A segurança nas eleições deste ano foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (16) por delegados das Polícias Civil e Federal. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Social, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
Durante a reunião, foi discutido o esquema de prevenção aos crimes durante os pleitos, que ocorrerão no mês de novembro, nos dias 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno).
Apesar da lei determinar que a Polícia Federal é a responsável por apurar crimes eleitorais, a Polícia Civil também atua nesse trabalho, de forma suplementar.
Na Paraíba, existem superintendências regionais da Polícia Federal nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Nos demais municípios onde não há unidades da PF, a Polícia Civil vai atuar na instauração de inquéritos de apuração aos crimes eleitorais.
O superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Gustavo Paulo Leite de Souza, destacou a importância da parceria entre as Polícias Civil e Federal no combate à criminalidade.
“Essa atuação conjunta na repressão ao crime é de fundamental importância não apenas para a defesa da sociedade, como para garantir o bem-estar do trabalho entre as duas instituições”, afirmou.
“Acredito que o planejamento operacional das duas instituições está bem desenvolvido, alinhado e pronto para atender as expectativas do Tribunal Eleitoral”, completou.
O delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, afirmou que a integração entre as duas corporações busca garantir a tranquilidade nas próximas eleições, assim como ocorreu em pleitos anteriores.
“As Polícias Civil e Federal atuam de forma irmanada no combate ao crime. Estamos estreitando o relacionamento para permitir um pleito seguro para a população”, declarou.
Foto: Reprodução Google.