A Polícia Civil da Paraíba iniciou, nesta terça-feira (13), uma campanha para arrecadação de brinquedos novos ou usados. A ação social ocorrerá até o dia 30 deste mês e terá o objetivo de abastecer o estoque das brinquedotecas instaladas em delegacias e unidades do Instituto de Polícia Científica (IPC) e beneficiar crianças vítimas de violência. Vinte pontos de arrecadação foram montados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa.
Na Capital, a população pode entregar os brinquedos nas Delegacias de Atendimento à Mulher, na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Infância e Juventude, na Central de Polícia Civil e no Instituto de Polícia Científica da Paraíba. Nas demais regiões do Estado, os postos de atendimento serão nas Delegacias de Atendimento à Mulher e unidades do IPC.
A campanha é uma iniciativa da Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba. Segundo a delegada geral adjunta da corporação, Cassandra Duarte, a campanha vai beneficiar crianças que são assistidas pelas chamadas “brinquedotecas” instaladas pela Polícia Civil. São espaços lúdicos criados para a recreação e entretenimento das crianças. Possuem decoração, brinquedos, mobiliários e outros acessórios que proporcionam momentos de diversão infantil.
Na Paraíba, há “brinquedotecas” em delegacias que atuam na proteção de mulheres, crianças e adolescentes. Além disso, unidades do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) que fazem parte da estrutura do IPC também dispõem do serviço.
Segundo a perita e chefe do Numol de João Pessoa, Cristiane Freire, a “brinquedoteca” ajuda a reduzir os possíveis traumas e sofrimento causados à criança. “Essas crianças são trazidas à delegacia após serem vítimas de violência ou por serem filhas de mulheres que sofreram violência. São crianças que chegam cansadas, estressadas, chorando e encontram um alívio com os brinquedos”, observa Cristiane.
A perita afirma que o brinquedo ajuda a entreter a criança e a reduzir a carga de estresse e traumas que a violência causa. “Muitas dessas crianças não têm brinquedos em casa e ficam de olhos brilhando quando entram na brinquedoteca. Algumas pedem para levar os brinquedos para casa e a gente permite. Por isso, precisamos sempre de doações”, explicou.
A delegada Joana Darque Sampaio atua na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Infância e Juventude de João Pessoa. A unidade também dispõe de um espaço para crianças. A policial acrescenta que a “brinquedoteca” ajuda na superação da violência.
“Os brinquedos amenizam a dor, o sofrimento e fazem com que as crianças se divirtam e fiquem felizes, mesmo estando dentro de uma delegacia. Muitas vezes, estão envolvidas em situações graves de violências, mas os brinquedos ajudam a suavizar essa dor”, observa a delegada.
As empresas e pessoas físicas que quiserem participar da campanha podem fazer doações de brinquedos novos ou usados em qualquer delegacia de Polícia Civil ou unidade do IPC na Paraíba.
Pontos de arrecadação
Delegacia da Mulher de Campina Grande – Rua Raimundo Nonato de Araújo, S/N, bairro Catolé, Campina Grande/PB
Delegacia da Mulher de Patos – Rua Elias Asfora, 803 – Jardim Guanabara
Delegacia da Mulher Norte: Avenida Dom Pedero II, 853, Bairro Centro, João Pessoa – PB
Delegacia da Mulher Sul: Avenida Valdemar Galdino Naziazeno, 155, Bairro João Paulo II – lateral da Central de Polícia – João Pessoa – PB
10ª DSPC: Rua Raimundo Nonato de Araújo, s/n, Catolé, Campina Grande/PB – Central de Polícia Civil
Delegacia da Mulher de Guarabira – Travessa Ludônia Rodrigues de Bulhões, s/n, Bairro Cordeiro, Guarabira – PB
Delegacia da Mulher de Picuí: Rua coronel Manoel Lucas, 02, Bairro Centro, Picuí – PB
Delegacia da Mulher de Sousa – Rua Sadi Fernandes de Aragão, 84, Bairro Gato Preto, Sousa – PB
Delegacia da Mulher de Cajazerias- Avenida Comandante Vital Rolim, s/n, Bairro Centro, Cajazeiras – PB
Delegacia da Mulher de Queimadas – Rua José Braz de Frnaça, s/n, Centro, Queimadas – PB
Delegacia da Mulher de Monteiro – Rua Maria da Salete de Almeida Nunes, 67, Bairro Centro, Monteiro – PB
Delegacia da Mulher de Cabedelo – Rua Pastor José Alves de Oliveira, 357, Centro, Cabedelo – PB
Delegacia da Mulher de Santa Rita – Rua Maura Dias Ramos, s/n, Jardim Miritânia, Santa Rita – PB
Delegacia da Mulher de Bayeux – Av. Doutor Pedro Ulisses, 211, Centro, Bayeux – PB
Delegacia da Mulher de Mamanguape – Rua Escritor Oscar Lina, 18, Campo, Mamanguape – PB DRCCIJ – Rua João Amorim, 233, Centro João Pessoa
Numol João Pessoa – Rua Antônio Teotônio S/N – Cristo Redentor – João Pessoa
Numol Campina Grande – Rua Raimundo Asfora, s/nº – Serrotão – Campina Grande/PB
Numol Guarabira – Rua José Fraga dos Santos, S/N, Mutirão – Guarabira
Nucrim Cajazeiras – Rua Projetada s/n°, Agrovila.
Numol Patos – Rua Moacyr Leitão, s/n, bairro Belo Horizonte-Patos/PB. Referência: atrás do Hospital Regional
Foto: Reprodução Google.