A mobilidade urbana é um dos principais problemas de qualquer grande cidade do Brasil e, por motivos óbvios, este tema tem presença certa nos planos de governo dos candidatos à prefeitura destes locais. O problema é quando as propostas são apresentadas com quase o mesmo texto e sequências semelhantes nos documentos disponibilizados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Em João Pessoa, isso aconteceu com os candidatos Cícero Lucena (PP) e Ricardo Coutinho (PSB), que apresentam propostas para mobilidade urbana com textos idênticos.

No levantamento feito pelo JORNAL DA PARAÍBA foram identificados 11 trechos, com a mesma redação nos planos de governo dos dois candidatos. Em consulta ao TSE, o JORNAL DA PARAÍBA identificou que Ricardo Coutinho registrou a proposta de governo no dia 24 de setembro, às 8h21. Cícero fez o mesmo também no dia 24 de setembro, às 18h06.

As propostas de Cícero para mobilidade urbana começam exatamente por três pontos: ‘Porta a Porta’ e ‘Plano Diretor de Passeios Públicos’, que também estão no plano de Ricardo Coutinho com essa mesma nomenclatura e texto da proposta, além do item ‘Transporte Digital’, que na proposta de Cícero tem parte do que também consta no documento de Ricardo, mas com um texto menor.

Ricardo Coutinho apresentou itens que a candidatura elenca como diretrizes e propostas principais. Estes mesmos pontos também estão na proposta de governo de Cícero Lucena, seguindo exatamente a mesma ordem e com o mesmo texto.

Procurado pelo JORNAL DA PARAÍBA, o coordenador do plano de governo do candidato Cícero Lucena, José William Montenegro, disse que precisaria ver novamente as propostas, já que o documento é volumoso, com aproximadamente 100 páginas. Ele negou que tenha contato com o candidato Ricardo Coutinho ou com qualquer pessoa ligada ao candidato.

“Eu preciso ver o plano, pois temos muitas propostas e em vários eixos. Não tenho contato com pessoas ligadas a Ricardo, nem com o próprio Ricardo. Vou ver inclusive o plano dele e comparar com o nosso”, disse William.

O JORNAL DA PARAÍBA também tentou falar com representantes da coligação do candidato Ricardo Coutinho, mas as ligações não foram atendidas.

Foto: Reprodução Google.