O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), dará posse nesta terça-feira (29), às 16h, ao senador Ney Suassuna. Ele chega ao cargo devido à licença de 121 dias tirada por Veneziano Vital do Rêgo (PSB) para tratar de assuntos particulares. Suassuna é o primeiro suplente da coligação e anunciou o alinhamento com o governador João Azevêdo (Cidadania), apesar de ter votado em Jair Bolsonaro (sem partido), em 2018.

Suassuna retorna ao Senado após 13 anos. Ele não conseguiu ser reeleito, em 2006, por isso, permaneceu no mandato até janeiro de 2007. O parlamentar, na época, foi denunciado por suposto envolvimento no escândalo que ficou conhecido como a “Máfia das Ambulâncias”. A acusação teve grande influência na derrota do parlamentar na disputa pela reeleição. Ele foi inocentado em 2014.

O senador chega ao cargo neste ano, novamente envolto em acusações de participação em suposto esquema de desvio de recursos públicos no governo da Paraíba. O caso é investigado pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). O parlamentar foi acusado de ter intermediado a vinda da Cruz Vermelha Brasileira para a Paraíba.

Segundo o Jornal da Paraíba, a denúncia tem como base a delação do mandatário da Cruz Vermelha, Daniel Gomes da Silva. O parlamentar nega as acusações.

Foto: Reprodução Google.