OGoverno do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), prorrogou por mais um mês o mutirão para emissão gratuita de documentos para a população em situação de vulnerabilidade social. O atendimento no Espaço Cultural, em João Pessoa, estava previsto para finalizar no dia 4 de outubro, mas, devido à grande procura, foi prolongado até o dia 5 de novembro próximo, com a oferta de mais um serviço: o Atestado de Antecedentes Criminais.

A fim de agilizar o atendimento da demanda provocada pela pandemia do coronavírus, a ação, que faz parte do Programa Cidadão, continuou com a emissão de documentações também neste final de semana. Nesta primeira semana do mutirão – 21 a 27 de setembro – foram realizados 3.946 atendimentos, entre os serviços de emissão de RG (1ª e 2ª vias); CPF (1ª e 2ª vias); Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS) e foto 3×4 para documentos.

O mutirão para emissão de documentos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com 150 atendimentos diários. Para efetivar a emissão dos documentos é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou a de Casamento originais. Só serão aceitas cópias, se autenticadas em cartório.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou a importância da ação do Programa Cidadão e da prorrogação das atividades no Espaço Cultural. “Apesar das dificuldades que enfrentamos no primeiro dia das atividades presenciais, após seis meses de suspensão devido à pandemia, a partir do segundo dia conseguimos reorganizar e tranquilizar a população que teria mais dias pela frente. O Estado tomou as providências necessárias pensando no bem-estar do usuário e, sobretudo, na prestação dos serviços necessários, garantindo esse direito da documentação básica ao cidadão”, afirmou.

As ações do Programa Cidadão também continuam de forma itinerante no interior do Estado, de acordo com calendário pré-estabelecido: nesta segunda-feira (28), o atendimento foi no município de Pitimbu, seguindo agora para Alhandra (29 e 30), Pilar (1) e Sobrado (2).

Foto: Reprodução Google.