O Programa Primeira Chance, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, vai realizar, nesta terça-feira (22), a posse simbólica para os estudantes egressos que vão estagiar no Centro Integrado de Operações da Paraíba (CIOP) e Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa. O evento vai acontecer às 14h, na sede da Secretaria do Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), em Mangabeira, e terá a presença do Secretário da Sesds, Jean Nunes, do Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, da Coordenadora do Programa Primeira Chance, Rayssa Alencar, e quatro alunos representando os 50 classificados.

São 28 estudantes que vão estagiar no CIOP, na função de Atendente, 24h semanais, com remuneração de mil reais e 22 alunos no IPC, também como Atendentes, com carga horária de 20h semanais, e remuneração de R$800,00. O início do estágio está previsto para o dia 1º de outubro. Os estagiários ainda vão passar por duas semanas de capacitação.

O estágio terá a duração de um ano, com acompanhamento mensal do Programa, por meio da Mentoria. Os alunos irão trabalhar no setor de arquivo na Sede da Sesds e na produção de carteiras de identidade na casa da cidadania.

A seleção dos estágios em parceria com a Segurança Pública aconteceu em duas etapas: a primeira foi a inscrição, na segunda, os alunos inscritos fizeram curso classificatório de atendente de telemarketing, realizado de forma remota, na qual participaram 150 alunos e todos receberam certificados. Os estudantes que tiveram maior desempenho foram classificados para o estágio.

Programa – Criado no dia 15 de abril de 2019, o Programa Estadual Primeira Chance visa o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional. 

Foto: Reprodução Google.