O Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, será comemorado no Estado com live-show da cantora Bia Ferreira, às 20h, no canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov). A ação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) em parceria com a Funesc.  

A data se contrapõe ao histórico apagamento sofrido por mulheres lésbicas no mundo, no Brasil e na Paraíba. Criada por ativistas brasileiras, tem o objetivo de denunciar, além da invisibilização, as diversas violências psicológicas, simbólicas, físicas e econômicas sofridas por mulheres lésbicas em todos os espaços da sociedade. A atividade se une com ações realizadas pelo Grupo Maria Quitéria, que atua em defesa dos direitos de mulheres lésbicas no Estado.  

A cantora e compositora Bia Ferreira é mineira e conquistou o Brasil com a canção “Cota Não é Esmola”, canto de resistência antirracista. Groovando com toques de gospel, do rap e reggae, o show do disco “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado”, lançado em 2019, pauta a informação como tecnologia para um levante pela luta antirracista e para o protagonismo pessoas LBTs. 

Sua voz tem ecoado por vários países do mundo, com turnês que passaram pela Alemanha, Portugal, Espanha, França, e México e vem se destacando igualmente no cenário nacional.  Pulso Redbull Music (SP), Favela Sounds (BSB), Oi STU Open (RJ) e Festival Morrostock (RS) são alguns dos palcos que já receberam esse Ato-Manifesto. Acompanhada de uma banda majoritariamente feminina e preta, a música de Bia transcende o corpo e toca também o espírito.  

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a live-show com Bia Ferreira é mais uma atividade para marcar datas da agenda de defesa dos direitos humanos promovida pelo Governo do Estado. “Juntos, a Semdh e a Funesc se une com todas as mulheres lésbicas que estão na luta pela construção de uma sociedade igualitária, humana e com respeito”, afirma a secretária. Segundo ela, o Espaço LGBT de João Pessoa atende mais de 500 mulheres lésbicas e a demanda principal é o atendimento psicológico e jurídico. “A lesbofobia existe e acontece principalmente no âmbito familiar”, explica. 

Debates – A programação do Dia da Visibilidade Lésbica começa no dia 27 de agosto, às 17h, com uma live no Instagram da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (@semdggovpb) com a administradora Lívia Ferreira, mulher negra, lésbica e atriz. O tema será “Lesbianidade negra, identidade e resistência”. No dia 28 de agosto, a pedagoga Lourdes Albuquerque, que atua como facilitadora de Biodanza e atua na política LGBTQIA+, vai conversar sobre o próprio tema da semana “Um diálogo sobre visibilidade lésbica”.

Serviço: 

29/08, 20h

Orgulho e Visibilidade Lésbica 

Live-show: Bia Ferreira 

Canal: TV Funesc (https://www.youtube.com/funescpbgov)

Realização: Governo do Estado – Semdh 

Parceria: Funesc 

Foto: Reprodução Google.