O ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, nomeou a blogueira Monique Baptista Aguiar como coordenadora de Projetos Especiais da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A portaria com a nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial.

Monique já havia sido nomeada para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após a CGU apontar que ela não tinha qualificação para o cargo.

Dona do blog Com olhar turístico, Monique se identifica em suas redes sociais como “blogueira”, “digital Influencer, turismóloga, criativa e apaixonada por fotos e viagens”.

Segundo o Época, Monique foi nomeada num cargo de direção de nível 3, o chamado DAS 3, o mesmo tipo de cargo para o qual a CGU havia apontado que ela não tinha qualificação.

Entretanto, agora, dois meses depois da exoneração, foi nomeada para o mesmo tipo de cargo.

(Atualização, às 13h47 de 10 de agosto de 2020: O advogado Renan Pacheco Canto, representante de Monique, enviou nota em que afirma que sua cliente reúne “todas as condições objetivas e subjetivas para o cargo”. “Reitero a capacidade e a experiência profissional de Monique. Ela possuiu experiência profissional anterior e – ainda – mais de 180 horas certificadas em cursos de capacitação em Escolas de Governo”, diz a nota. Segundo ele, “há mais de três anos, Monique impulsiona e propaga projetos de divulgação da cultura e do turismo do Estado do Rio de Janeiro”. A nota afirmou ainda que não houve nenhum impedimento legal ou administrativo para sua nomeação no Iphan, que foi suspensa por portaria do ministro do Turismo. “Inclusive, a sua nomeação estava garantida judicialmente. Monique – por mera liberalidade – optou por não assumir o cargo para o qual foi nomeada”, disse o advogado).

Foto: Reprodução Google.