Uma pesquisa realizada em Cabedelo revelou que a população concorda com a reabertura gradual do comércio da cidade, corroborando com a proposta elaborada pelo prefeito Vítor Hugo Castelliano, e que deve começar a vigorar na próxima segunda-feira (15).

Dados coletados pelo instituto Alfa Inteligência, que reuniu informações a partir das entrevistas com 500 moradores de todos os bairros da cidade, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, revelam um cenário favorável à volta das atividades econômicas no município. A margem de erro é de 3% e o nível de confiabilidade é de 90%.

De acordo com o levantamento, 59.29% dos entrevistados concordam que o comércio seja aberto aos poucos, e 18.18% querem que ele seja aberto totalmente, o que corresponde a mais de 77% de aprovação ao plano de reabertura da economia, proposto pela prefeitura.

Apenas 20.16% discordam com a reabertura; 1.58% não responderam e 0.79% não sabem.

A pesquisa ainda aferiu o comportamento da população em relação ao isolamento social, e revelou que 79.05% saem de casa apenas para executar tarefas essenciais, como ir à farmácia e ao supermercado; 13.44% disseram que não têm saído de jeito nenhum e apenas 7.51% afirmaram que estão saindo normalmente.

O município conta com um alto índice de curados da Covid-19, chegando a 50% dos casos, e uma taxa de letalidade de apenas 1% da doença.

A reativação das atividades econômicas em Cabedelo deve ser iniciada com a reabertura do comércio de varejo nos bairros e no centro e centros comerciais (que funcionarão em sistema de delivery); lojas de material de construção (com 70% da capacidade); Construção civil e comércio atacadista (com 50% dos funcionários); e liberação de barcos a vela para a prática de competições e esportes individuais em praças e praias da cidade.

Dentre as medidas de segurança, estabelecidas no planejamento, estão o distanciamento social, distribuição de máscaras e álcool gel, aumento do distanciamento entre mesas, reforço da higienização de mesas, cadeiras e banheiros, uso preferencial de talheres descartáveis, limitação de acesso às lojas, com controle de número de entradas, dentre outros medidas.

News Paraíba