A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), está com uma linha telefônica ativa para cadastramento e /ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais. Através dos números (83) 3228. 6682 e 3228.7512 é possível solicitar o acesso ao benefício federal.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Com ele é possível conhecer a realidade socioeconômica a partir de informações sobre todo o núcleo familiar, das características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

A iniciativa busca aumentar o acesso das famílias ao Cadastro Único em tempos de quarentena e proteger os trabalhadores da exposição ao Coronavírus. Os telefones atendem a uma orientação do Governo Federal, que também solicita o atendimento presencial de demandas emergenciais e a prioridade no atendimento agendado para diminuir filas de espera e aglomerações.

Ao ligar para solicitar ou atualizar o Cadastro, o cidadão precisa ter em mãos os seguintes documentos: Comprovante de residência; declaração escolar; CPF, Identidade; Título de eleitor; Registro de nascimento; e Carteira de trabalho.

O cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais, inclusive no Programa Bolsa Família. A seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles.

Foto: