O presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará um novo pronunciamento oficial na noite deste sábado (16/5), e na mensagem a ser transmitida nas cadeias de rádio e televisão ele deve pregar a volta ao trabalho, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus que já matou aproximadamente 14 mil pessoas no país.

Durante videoconferência com empresários na manhã de quinta-feira (14/5), Bolsonaro confirmou que faria o pronunciamento. Na avaliação do mandatário brasileiro, a mensagem oficial é necessária porque “nós temos que ter mais do que comercial de esperança, transmitir a confiança”.

O chefe do Palácio do Planalto comentou que o texto do discurso foi elaborado em conjunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Pedi ao Paulo Guedes que já comece a revisar o que eu vou falar para gente dar mensagem logicamente objetiva, voltada para a vida, voltada para a economia, para nós sairmos da situação em que nos encontramos”, disse Bolsonaro aos empersários.

Segundo o Correio Braziliense, na reunião virtual, promovida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e que contou com a participação de cerca de 50 empresários, Bolsonaro apelou ao setor para “jogar pesado” contra os governadores que têm adotado medidas de isolamento social mais rígidas para tentar conter a proliferação da covid-19 no Brasil.

Bolsonaro chegou a equiparar o momento do país a uma “guerra” e reclamou que governantes estejam “tentando quebrar a economia, para atingir o governo”. Enfaticamente, o presidente pregou que “nós devemos buscar cada vez mais rápido abrir o mercado” e voltou a defender que vida e desemprego são assuntos “que deviam ser tratados da mesma forma, com a mesma responsabilidade”.

Foto: Alan Santos.