Os Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendaram a suspensão temporária de viagens de trens na Região Metropolitana de João Pessoa. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem 36 horas para informar se acatou recomendação.
De acordo com a assessoria da CBTU, ainda não há uma decisão sobre a suspensão das viagens de trens.
Segundo os MPs, a medida é necessária para reduzir a taxa de propagação do coronavírus na região. A providência foi recomendada na terça-feira (12), após reunião dos Ministérios Públicos com representantes da CBTU e prefeitura da capital paraibana realizada na segunda-feira (11).
A Prefeitura de João Pessoa, junto as prefeituras de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita se reuniram na segunda-feira (11) para para discutir os efeitos da manutenção do serviço de transporte por trem na disseminação da Covid-19. Na reunião, o procurador-geral do município, Adelmar Régis, solicitou formalmente a paralisação dos serviços, para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de contágio da doença.
Segundo o G1, na mesma reunião, os membros dos MPs consideraram informação dos prefeitos indicando, por meio de ofício conjunto que, apesar de todas as medidas preventivas adotadas pela CBTU, as viagens dos trens ainda geram concentração de pessoas e se tornam um significativo vetor de transmissão do novo coronavírus.
Foto: Reprodução Google.