O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, anunciou na manhã deste domingo (3), que estuda decretar lockdown no município devido ao contágio desenfreado do novo Coronavírus.
Lockdown é o fechamento total do município por determinação de decreto. Este seria o último recurso depois de esgotadas todas as tentativas. Mas o prefeito tem dinheiro dos governos federal e estadual para o combate ao novo Coronavírus. Onde está esse dinheiro? Todas as tentativas foram realmente esgotadas?
Precisamos lembrar que Santa Rita tem um prefeito médico.
A cidade é a segunda na Paraíba em números absolutos de casos confirmados, e chega a 100 com 15 óbitos em apenas 25 dias, ficando atrás apenas da capital João Pessoa. O município é o 12º no país, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, onde as pessoas mais morrem por Covid-19, com um índice de 80,5 mortes por milhão de habitantes. No estado, a cidade é primeiro lugar. Os dados foram divulgados pelo portal Poder 360, neste sábado (2).
No pronunciamento desta manhã, há alguns questionamentos que precisam ser feitos ante afirmações do prefeito que pontuamos e que precisam de esclarecimento.
Panta diz ter distribuído 50 mil máscaras, o que corresponde a mais de um terço da população santarritense.
Santa Rira tem 50 mil pessoas usando máscaras neste momento? Deixo esta reposta a você, que nos lê neste momento.
Outro ponto do discurso do doutor está no fato de que os pontos de contaminação estão nas filas das agências da Caixa Econômica Federal. Certo, mas lá estão alguns dos pontos.
Nas filas da Caixa, estão as pessoas que necessitam retirar o seu auxílio do governo para fazer suas compras para manter suas famílias, e isso se dá, principalmente, porque da prefeitura não receberam uma cesta básica. Mas e a verba enviada pelos governos federal e estadual? O gestor precisa informar sobre sua destinação, se já acabou e de que forma.
Apesar de Panta afirmar que decretou o isolamento social no dia 17 de março, os mercados seguiram abertos e, lá sim, são pontos de verdadeira e grave disseminação do Coronavírus. Mas o prefeito seguiu imóvel perante toda movimentação, tanto no mercado do Centro quanto no do Tibiri 2.
Para fechar os mercados, ele poderia fazer um gesto de humanidade e de atitude administrativa e anunciar a compra da produção desses comerciantes, de forma alternada que fosse, e distribuir com as famílias de baixa renda da cidade, até mesmo aquelas cadastradas nos programas sociais e que seguem desassistidas. Ele tem dinheiro em conta na Secretaria de Ação Social e tem… a verba dos governos federal e estadual. Ela ainda existe? Onde está, de que forma foi utilizada?
Panta ainda diz que precisa do apoio do governador e da população para implementar o lockdown.
Vamos lá. Poucas pessoas sabem, mas foi o governador quem assumiu os atendimentos aos pacientes acometidos de Covid-19 em Santa Rita, e nós vamos mostrar isso em outro texto. Para se ter uma ideia, até os lençóis que forram as camas no CER, no Tibiri 2, são da UPA, que equipou todo o lugar. Panta chama isso de parceria. Uma parceria unilateral, mas é assim que ele chama. Vamos explicar isso bem direitinho logo mais.
Quanto à população, o prefeito ainda não entendeu que sua maior crise, neste momento, é a de credibilidade. Uma crise de falta de crédito junto às pessoas, por não vir mostrando o que se espera de um prefeito médico, que tome a frente, que vista a camisa e que marche ao lado do povo neste momento, que venha para a rua, arregace as mangas e parta para a briga, planejada, direcionada, consciente do que está fazendo, diferente do que tem mostrado.
Ao contrário disso, Panta cria inimigos, aponta alvos para desviar a atenção da população para o que realmente interessa, mas, assim como não tem convencido essa mesma população a ficar em casa, o prefeito também não tem a convencido de que é dele e só dele a responsabilidade por prover a saúde pública em Santa Rita.
Imagine, por exemplo, o tamanho da irresponsabilidade de um gestor, em horário de pico de audiência de um programa de rádio, mandar os doentes de Covid-19 da cidade procurarem um hospital com uma maternidade nas suas dependências, como Panta fez com o Flávio Ribeiro, para se eximir de suas responsabilidades. Isso ultrapassa o absurdo.
A população tem a sua parcela de culpa, tem sido extremamente irresponsável, e temos batido nessa tecla diariamente, mas, convenhamos, a ineficiência do governo do médico Panta diante da pandemia, tem sido desastrosa.
Diante de todo o exposto, fica a pergunta: lockdown é realmente a melhor ou única saída para Santa Rita neste momento? A população quer apenas que o médico que elegeu com a promessa de resolver “todos” os problemas da cidade o faça, cumpra com a sua promessa, trabalhe, aja, e mostre o que está fazendo com os milhões que a cidade recebeu para combater e enfrentar o Coronavírus.
Veja o vídeo que o prefeito postou nas suas redes sociais nesta manhã, na íntegra, e tire você mesmo (ou mesma) as suas próprias conclusões:
Crédito imagens: Reprodução
News Paraiba