Claro
Escuro

Após 3ª morte, órgãos decidem novas ações para conter contágio em abrigo de idosos de João Pessoa

Após seis casos confirmados de Covid-19 e a terceira morte pela doença causada pelo novo coronavírus em idosos da Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), em João Pessoa, órgãos de saúde e vigilância epidemiológica do município se reuniram com a diretoria da instituição para determinar novas ações de auxílio para evitar que o vírus se espalhe para outros idosos residentes na instituição.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o G1, a reunião aconteceu na tarde da quinta-feira (16), mesmo dia em que foi confirmada a morte de uma idosa de 93 anos que estava internada no Hospital São Luiz, e foi feita por videoconferência. Além do presidente da instituição, padre Sandro Santos, participaram da reunião os secretários de saúde e de desenvolvimento social de João Pessoa.

Após essa primeira reunião, houve também uma discussão com equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-JP), do Distrito Sanitário II e da Vigilância Epidemiológica do município.

Segundo a Aspan, ficou acordado que os órgãos competentes por cada área vão fazer a estruturação da enfermaria da instituição com aparelhagem necessária para fornecer assistência ao idoso que apresente sintomas e que tenha que passar por quarentena; o remanejamento de profissionais para substituir os que foram afastados por estarem no grupo de risco; o fornecimento dos equipamentos de proteção individual para a instituição; e a realização de um treinamento com os funcionários para que fiquem preparados para lidar com uma possível quarentena.

Nesta sexta-feira (17), uma equipe da vigilância ambiental da Secretaria de Saúde de João Pessoa esteve no local para fazer a desinfecção do ambiente da casa onde funciona a Aspan.

Em nota, a associação disse que “trabalha permanentemente em colaboração e auxílio mútuo com todos os órgãos estaduais e municipais envolvidos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, para que sejam preservadas as vidas dos idosos.

No texto, a Aspan também agradeceu a todos os funcionários que estão diariamente empenhados no combate ao Covid-19 e as pessoas e empresas que fizeram doação de material de limpeza, de higiene pessoal, alimentos, EPIs e auxílio financeiro para a instituição.

Na quarta-feira (15), a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) havia emitindo uma nota sobre os casos de contaminação e morte de idosos na Aspan.

No documento, a DPE-PB reforçou uma recomendação enviada aos gestores municipais da capital e de Campina Grande, em 27 de março, para adoção de medidas de prevenção relacionadas a pessoas idosas abrigadas em instituições de longa permanência.

Segundo a defensoria, até a quarta-feira, não houve resposta acerca das recomendações. Entre as recomendações feitas pelo órgão, está a de realização de testes rápidos nos residentes e em pessoas que trabalham nas instituições e que tenham contato direto com os idosos. O órgão também recomenda o reforço quanto ao fornecimento de álcool em gel, máscaras, produtos de higiene e de limpeza nas instituições.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas