As praias, a gastronomia e as belezas naturais de João Pessoa e do litoral sul paraibano estampam o caderno de Turismo do jornal Estado de Minas desta terça-feira (14). As reportagens também foram postadas no portal www.uai.com.br dos Diários Associados, um dos maiores daquele estado. A repórter Márcia Maria Cruz e o fotógrafo Fred Botrell foram convidados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) para visitar o Destino Paraíba em agosto de 2019, quando tiveram a oportunidade de produzir um vídeo jornalístico sobre o 100 anos de Jackson do Pandeiro. A ação teve apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), e da Abrasel-PB.
O destaque da reportagem de Márcia Maria são as piscinas naturais da capital paraibana (Seixas e Caribessa). Na visão da jornalista mineira, os leitores precisam conhecer o ‘Caribe Brasileiro’ na região Nordeste. Ela entrevistou alguns turistas que visitavam a capital paraibana pela primeira vez. Os depoimentos confirmam a impressão da repórter: as águas cristalinas e quentes fazem das piscinas naturais do Bessa, um refúgio para os amantes da natureza no nordeste brasileiro.
Além de conhecer novos roteiros turísticos de João Pessoa e litoral sul, a equipe de reportagem também visitou alguns restaurantes, ao lado do presidente da Abrasel-PB, Artur Lira da Paz, que apresentou aos jornalistas mineiros alguns pratos genuinamente paraibanos. Diz Márcia Maria sobre a experiência, após degustar um prato oferecido no restaurante Estaleiro, no Seixas. “A experiência de viver João Pessoa só se completa quando se apreciam os sabores típicos: arroz de leite, farofa d’água, carne de sol, feijão-de-corda, buchada de bode e os frutos do mar. A lista é infinita”, declara.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que desde que assumiu a estatal paraibana em 2011 vem apoiando a vinda de jornalistas brasileiros e do exterior até a Paraíba. Para a executiva paraibana a midia espontânea gera divulgação positiva dos atrativos turísticos do estado junto ao público leitor de jornais, dos telespectadores de TVs, portais, sites e blogs. “Quando um jornalista dá o seu depoimento sobre um determinado destino turístico, ele gera credibilidade. Ele está falando com seu leitor, seu telespectador. Isso é muito positivo na hora para alguém que vai optar por este ou aquele passeio durante as férias com a família”, disse Ruth Avelino.