O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2020 das cidades de João Pessoa e Campina Grande sofreu um reajuste de 3,27%. Na Rainha da Borborema, o pagamento em cota única ou da primeira parcela vai até o próximo dia 28 de fevereiro, diferente da capital, onde os contribuintes terão até o dia 6 de março como prazo.
Segundo o Jornal da Paraíba, em João Pessoa, o reajuste é menor do que ano passado, quando o percentual chegou a 4,05%. Os boletos já estão disponíveis no site da prefeitura e para este ano, o valor pode ser parcelado em até oito vezes. Em Campina Grande, os contribuintes vão poder parcelar o imposto em até 10 vezes, mas não haverá prorrogação do prazo de pagamento, como nos anos anteriores.
Os carnês do IPTU de Campina Grande estão sendo confeccionados neste mês de janeiro, e devem ser entregues em fevereiro, no entanto, o pagamento do imposto também pode ser realizado via online, através do site da prefeitura.Desconto de 15% nas duas cidadesO pagamento em cota única, com desconto de 15%, pode ser feito até o dia 6 de março, em João Pessoa.
Para quem vai pagar o valor total tem até o dia 6 de abril, mas nesta modalidade, não é ofertado desconto. Na modalidade parcelada, os vencimentos serão no dia 6 de cada mês (começando a partir de março e seguindo até outubro), com exceção de junho e setembro, em que os últimos dias para pagamento serão 8 e 7, respectivamente.“Não é aumento. É apenas uma atualização monetária, visando a recuperação do poder aquisitivo da moeda.
Inclusive, de 2018 para 2019 tivemos um índice maior, de acordo com IPCA e agora, a porcentagem que incidirá no IPTU é menor, para o ano de 2020. Elaboramos o calendário fiscal e os boletos podem ser acessados pelo site da prefeitura”, disse o secretário municipal da Receita de João Pessoa, Max Bichara.O Secretário Executivo de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha, lembrou que o Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública do Município, o REFIS, se venceu no último dia 31 de dezembro, mas será prorrogado até o dia 7 de fevereiro.
Os interessados em negociar as dívidas podem utilizar o REFIS a partir da próxima segunda-feira (6), quando o sistema será aberto, e os adimplentes com o município terão 15% de desconto no pagamento do IPTU 2020.