Claro
Escuro

Alguns países da América do Sul fecham fronteiras para conter o Covid-19

Com o rápido avanço no número de casos diagnosticados de contaminação pelo novo coronavírus, alguns países da América Latina decidiram fechar fronteiras, para conter a disseminação da doença. São eles, Argentina, Honduras e Peru.   Nesse domingo (15), Martín Vizcarra, presidente do Peru, decretou  quarentena obrigatória para a população e o fechamento das fronteiras do país durante 15 dias. A medida foi tomada após um aumento de 28 novos casos em apenas um dia.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo a Agência Brasil, o total de pessoas infectadas pelo vírus até o momento é de 71. O Peru tem 32 milhões de habitantes. De acordo com o governo peruano, as Forças Armadas e a polícia ajudarão a manter a ordem pública, impedindo aglomeração de pessoas. Apenas farmácias, bancos e mercados de alimentos e produtos essenciais estarão abertos. O presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, também decidiu pelo fechamento das fronteiras, além do fechamento de comércios, pelo menos nos próximos sete dias.

As restrições de fronteiras aéreas, marítimas e terrestres não afetarão o transporte de cargas e o fornecimento de produtos. Também nesse domingo, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou diversas medidas. Entre elas, o fechamento das fronteiras que terá duração de 15 dias, podendo ser prorrogado. A proibição de entrada no território nacional é para estrangeiros não residentes.

Alberto Fernández afirmou que foram detectados casos em que pessoas que vinham de áreas de risco pousavam em países vizinhos e tentavam entrar na Argentina pela fronteira terrestre. Além disso, as aulas ficam suspensas por 14 dias, apesar das escolas não fecharem. A orientação é para que sejam realizadas atividades educativas à distância. Outra medida anunciada é a licença laboral para os maiores de 60 anos, grávidas e menores de 60 anos em condição de risco. A Argentina registra, no momento, 56 casos de contaminação e duas mortes.  

O Paraguai fechou parcialmente as suas fronteiras a partir de hoje. O presidente Mario Abdo Benítez disse à imprensa paraguaia que pretende que a decisão seja ampliada para toda a região do Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O Paraguai tem 7 casos confirmados de coronavírus e 25 suspeitos.

A Bolívia já havia tomado decisão semelhante quando proibiu a entrada de pessoas provenientes de países com muitos casos da doença, tornando mais rigorosos os controles nas fronteiras. No dia 12 de março o governo boliviano declarou emergência nacional e suspendeu as aulas até o fim do mês, além de proibir a entrada de passageiros provenientes da China, Coreia do Sul, Itália e Espanha.  

Na Colômbia, o governo de Iván Duque decretou estado de emergência sanitária até o fim deste mês e fechou a fronteira com a Venezuela. Além disso, proibiu a entrada de voos provenientes da Europa e da Ásia. Honduras e Guatemala já haviam, na semana passada, decidido pelo fechamento de suas fronteiras em comum.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas