Claro
Escuro

Ministério da Saúde recomenda férias antecipadas, suspensão de eventos e isolamento de viajantes internacionais

O Ministério da Saúde está orientando as áreas técnicas de secretarias estaduais a endurecer medidas em relação ao coronavírus.

- Continua depois da Publicidade -

Em informe enviado às autoridades regionais, a pasta recomenda que eventos de massa governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos devem ser cancelados ou adiados, se houver tempo hábil.

Caso contrário, recomenda-se que o evento ocorra sem público.

Cruzeiros turísticos devem ser adiados.

Velórios não devem ter concentração de pessoas.

Viajantes internacionais, ainda que assintomáticos, devem ficar em isolamento domiciliar pôs sete dias, procurando uma unidade de saúde caso apresentem febre e tosse ou dispneia.

É preciso disponibilizar locais para que servidores públicos e privados possam lavar as mãos com frequência. Álcool gel com concentração menor do que 70% devem ser dispensados.

O ministério orienta as secretarias a recomendarem que empresas realizem reuniões virtuais e cancelem viagens que não sejam essenciais, incentivando o trabalho remoto, conhecido como home office.

Será necessário ainda estimular a adoção de horários alternativos de trabalhadores para reduzir horários de pico no transporte urbano.

Instituições de ensino devem planejar a antecipação de férias.

Crédito imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

News Paraíba com coluna de Mônica Bergamo, da Folha

Mais Lidas