Claro
Escuro

Ministro Gilmar Mendes pede respeito entre os Poderes da República

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta quarta-feira (26/2), respeito pelas instituições e entre os Poderes da República. As declarações do ministro ocorrem em meio a polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o Correio Braziliense, o chefe do Executivo compartilhou, pelo WhatsApp, dois vídeos convocando manifestantes para atos contra o Congresso Nacional e o STF no dia 15 de março. O ato do presidente foi revelado pela jornalista Vera Magalhães, do jornal Estado de S. Paulo.

Pelo Twitter, Gilmar Mendes afirmou que as autoridades devem honrar as instituições que representam. Ele não citou diretamente o presidente. “A CF 88 (Constituição Federal de 1988) garantiu o nosso maior período de estabilidade democrática. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito, independente dos governantes de hoje ou de amanhã. Nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”, escreveu o magistrado.

Além de Gilmar Mendes, o ministro Celso de Mello também reagiu. A Folha de S. Paulo, o decano da Corte afirmou que se as informações forem verídicas, Bolsonaro “não está a altura do cargo”.

Foto: Ed Alves.

Mais Lidas