Claro
Escuro

Investimentos na Guarda Civil Metropolitana ajudam a reduzir em 40% número de assassinatos em Cabedelo

O governador João Azevêdo anunciou, na última terça-feira (10), em reunião com a cúpula da segurança do Estado, a redução de 21,4% no número de homicídios registrados na Paraíba, nos últimos oito meses, em comparação com o mesmo período no ano passado.
Foram 622 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, contra 791 no período de janeiro a agosto do ano passado. A Paraíba também é o único estado do Brasil a registrar queda no número de assassinatos por sete anos consecutivos, desde 2012, podendo sair de uma taxa de 41,5 homicídios por 100 mil habitantes para 23,5 no final de 2019.
Das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) previstas na Lei Complementar 111/2012, que trata da compatibilização e responsabilidade territorial, 17 tiveram redução nos números de homicídios, sendo as maiores quedas em  João Pessoa (-15%), Santa Rita (-40%), Campina Grande (-48%), Bayeux (-29%) e Cabedelo (-40%).
Em cabedelo, o prefeito Vítor Hugo tem investido maciçamente na Guarda Civil Metropolitana do município, o que contribui decisivamente com os números apresentados pelo Governo do Estado.
Em pouco mais de um ano, foram entregues novas viaturas, armas e equipamentos de proteção e de segurança, criação da Central de Monitoramento com câmeras instaladas em todo perímetro urbano, aumentando a estrutura da GCM, assegurando ao efetivo maior capacidade de alcance às regiões centrais e periféricas da cidade com rondas preventivas e ostensivas em ações como a Patrulha Escolar e a Ronda Maria da Penha, além do investimento humano, com formações continuadas e treinamento da guarda armada, com uma política que valoriza o servidor com a criação do PCCR da categoria e aumento salarial concedido pelo governo do município.
Ações preponderantes que tem elevado Cabedelo ao cenário de destaque também como um dos municípios que mais reduziram números no quadro de violência da Paraíba, acompanhando a tendência comprovada em números pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social.
“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pela nossa Guarda Civil Metropolitana. Temos investido pesado em novas viaturas e equipamento de segurança e proteção dos nosso guardas, além de todo cuidado e atenção que temos para coma guarda armada, que tem sido braço forte no combate à violência no nosso município, além claro, da nossa política de valorização, que é a parte mais importante disso tudo, com a criação do PCCR da GCM e o aumento salarial que concedemos a toda categoria”, declarou Vítor Hugo.
News Paraíba com informações da Secom-PB

Mais Lidas