Claro
Escuro

Prefeitura de Cabedelo e PRF renovam convênio das atividades do projeto Educar PRF

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação  (Seduc) assinou, nesta segunda-feira (02), o Termo de Compromisso que garante a continuidade, por mais um ano, do projeto Educar PRF

- Continua depois da Publicidade -

O convênio, que fomenta a “Educação para o Trânsito” nas escolas municipais, entra em seu terceiro ano de atividade no município, com a inclusão de mais quatro escolas.

O projeto Educar PRF é uma parceria entre a Seduc e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A ação tem por objetivo conscientizar crianças, adolescentes, professores, colaboradores, familiares e a comunidade no entorno das escolas sobre a temática do trânsito. A iniciativa é uma forma de introduzir a discussão da segurança viária nas atividades do cotidiano pedagógico, através da inserção das questões de trânsito como temática transversal.

“Acreditamos que a parceria entre a PRF e a Seduc é muito salutar, pois desperta no educando a necessidade de se colocar como agente modificador da sociedade em que vive. Uma vez que todos estão inseridos no trânsito, seja como pedestre ou motorista, é de extrema importância discutir a temática desde a infância, para que estes sejam multiplicadores das boas práticas aprendidas”, analisou a Secretária de Educação, Márcia Moreira.

            O projeto visa atender a uma demanda relativa à segurança no trânsito e é planejado para atingir todos os níveis escolares. Inicialmente, participaram do projeto as escolas Elizabeth Ferreira  da Silva, Maria das Graças Rezende e Maria José de Miranda Burity, com cerca de 1.300 alunos. Este ano, as atividades envolverão também as escolas Imaculada Conceição, Marizelda Lira, Vereador Pedro Américo da Silva e Plácido de Almeida, atingindo por volta de 3.100 alunos.

“O trabalho que Cabedelo vem desenvolvendo ao longo desses três anos de projeto Educar PRF já é referência nacional, inclusive com atividades que fazem parte de um curso de formação de professores em Educação para o Trânsito, que é ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais para docentes de todo o Brasil. Isso nos deixa muito satisfeitos em continuar fortalecendo e estreitando os laços com o município, seja na Educação para o Trânsito, seja em outras áreas de interesse comum”, comentou o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, Cledson Augusto Ferreira.           

A estratégia de aplicação do projeto nas escolas se dá por meio de realização de palestras nas unidades, distribuição de kits educativos para os alunos, bem como com o estímulo à produção de atividades e ações relativas à temática do trânsito. O projeto é desenvolvido atualmente em 21 municípios paraibanos.

“Aqui em Cabedelo, a comunidade incluída no projeto está sendo muito feliz, pois está conseguindo trazer a problemática do trânsito da BR para discussão dentro da comunidade. A partir dessa reflexão e dessa construção de conhecimento, essas comunidades estão tomando atitudes mais seguras com relação ao uso dos veículos e a ser pedestre, dimensionando o uso de faixas e passarelas, por exemplo. O trânsito é feito para as pessoas, e as escolas de Cabedelo têm pensado nesse viés para que todos possam viver com mais segurança no seu espaço de mobilidade”, concluiu Cledson.

Mais Lidas