Claro
Escuro

Funjope firma parceria com UFPB e expõe acervo da Pinacoteca

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abre nesta sexta-feira (6), às 16h, a exposição do acervo da Pinacoteca da UFPB, no Hotel Globo, Centro Histórico da Capital. Esta é a terceira vez que o acervo da Pinacoteca sai do campus para ser mostrado na cidade.

“Esta exposição tem um valor histórico e artístico muito grande. Estamos disponibilizando um acervo precioso da UFPB ao qual a sociedade de João Pessoa precisa ter acesso. E ficamos muito contentes em garantir esta parceria com a Pinacoteca da Universidade, por meio da qual quem mais ganha é o público e os artistas que têm suas obras democratizadas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Na mostra, estão presentes alguns nomes consagrados da arte paraibana na década de 60, como Miguel dos Santos e Flávio Tavares; década de 70, com Sandoval Fagundes, José Crisólogo e Fred Svendsen; e década de 80, com Rosilda Sá, Clóvis Jr. e José Kleber.

Serão 23 peças distribuídas em duas salas. A primeira vai contemplar as artes dos anos 60, 70 e 80 e trabalhos de épocas mais recentes da artista pernambucana Virgínia Colares e dos ceramistas Madriano Basílio e Davi Queiroz.

Já a segunda sala será transformada em um espaço de homenagem ao gravador paraibano José Costa Leite, que foi cordelista, xilogravurista e autor do Almanaque Popular Brasileiro.

“Essa exposição é marcada pela diversidade de propostas e inventividade da arte paraibana. Estou feliz de fazer a exposição, mas sobretudo mostrar para os paraibanos e, principalmente, para os turistas, a arte da Paraíba”, pontuou Gabriel Bechara Filho, curador da exposição.

Pinacoteca da UFPB – A Pinacoteca da UFPB existe há 35 anos. Grande parte da memória artística da Paraíba está neste acervo público que é um dos mais expressivos da arte local. O espaço abriga 550 itens de outros artistas do Nordeste e do Brasil.

- Continua depois da Publicidade -

Foto: Funjope/Divulgação

Mais Lidas

Vítor Hugo confirma Calcinha Preta e Zé Vaqueiro como atrações principais do Arraiá do Litoral 2022, em Cabedelo

O Arraiá do Litoral em Cabedelo volta a animar a Praça Getúlio Vargas após dois anos sem ser realizado de forma presencial,...

Prefeitos do Sertão recepcionam João Azevêdo e reforçam apoio à reeleição do governador

Prefeitos do Sertão da Paraíba reafirmaram, nesta quinta-feira (19), o apoio à pré-candidatura à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). Dentre os...

Em nota, Cícero Medeiros explica reforma da Câmara de Santa Rita e lamenta obra parada: “Minha vida pública sempre foi um livro aberto” 

Em nota aos santarritenses, emitida na tarde desta quinta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, Cícero Medeiros, explicou os...

BOMBA: Reginaldo Pereira acusa empresa de oferecer propina de R$ 15 milhões mais dinheiro para reeleição para privatizar água de Santa Rita; veja video

A declaração foi dada durante participação no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, desta quarta-feira(18). O ex-prefeito de Santa...

Vítor Hugo anuncia construção do Centro de Convenções de Cabedelo

A noite de encerramento do Festival de Teatro e Dança foi palco de uma grande surpresa esperada há tempos pelos cabedelenses.