Claro
Escuro

Espaço Cultural celebra 40 anos com lançamento de edital, exposição, concerto e sessão no Banguê

Para celebrar os 40 anos de inauguração do Espaço Cultural José Lins do Rego, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quarta-feira (13), uma série de atividades culturais.

- Continua depois da Publicidade -

A programação começa com o lançamento do edital Panapaná – Novembro das Artes Visuais 2022, que vai selecionar oito artistas das quatro mesorregiões do estado para a realização de mentoria e o desenvolvimento de obras que posteriormente serão expostas na Galeria de Arte Archidy Picado. 

Entre as ações de aniversário, também está a abertura da exposição ‘Colores’, resultado do edital que selecionou 14 artistas de graffiti, nas cidades de São José de Piranhas, Patos, Campina Grande e João Pessoa. A abertura será às 17h, na Praça do Povo.

A partir das 19h, o Cine Banguê exibe uma sessão especial em homenagem aos 40 anos da Funesc. Serão exibidos os filmes ‘Contínuo’, de Carlos Ebert e Odécio Antonio e ‘O Seu Amor de Volta – mesmo que ele não queira’, de Bertrand Lira. O acesso é gratuito, com distribuição dos convites uma hora antes da sessão. A classificação indicativa é 16 anos e, ao final, os realizadores participam de debate com o público. 

Para fechar a noite, a Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto em comemoração à data. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com a participação da oboísta Maria Santos como solista. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19h, na bilheteria. A apresentação da carteira de vacinação de Covid-19, com o esquema vacinal completo, segue obrigatória.

Edital Panapaná 2022 – Serão selecionados oito artistas visuais para participarem de uma imersão e realização de exposição compondo a programação do Panapaná – Novembro das Artes Visuais 2022. O tema deste ano é ‘Clima e Paisagem’. A publicação está disponível na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial do Estado.  As oito vagas são distribuídas em quatro mesorregiões do Estado: Mata paraibana, Agreste, Borborema e Sertão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 13 de abril a 27 de maio, exclusivamente pelo site www.funesc.pb.gov.br. Para cada artista selecionado(a), será pago o valor de R$ 2 mil, na forma de prêmio.

Exposição Colores – Composta por trabalhos de 14 artistas paraibanos selecionados por meio de edital lançado este ano, em comemoração aos 40 anos da Funesc, a exposição poderá ser visitada na Praça do Povo do Espaço Cultural. Os painéis foram produzidos por Alexandre Guerra, Babilônia (Acervo 03), Camô Criativa, Fatos, Fany Miranda, Fly, Hicor, Kalyne Lima (Crew’Olinas), Martim, Mulinga (Acervo 03), Thaynha, Witch, Yums, Zona. 

Sessão especial de cinema – No Cine Banguê, a sessão começa às 19h, com o curta ‘Contínuo’, de Carlos Ebert e Odécio Antonio. O filme passa a ideia de um contínuo no espaço tempo. Já o documentário ‘O Seu Amor de Volta – mesmo que ele não queira’, de Bertrand Lira mostra histórias de amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas. Com participações de William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Afrovalter, Pai Júlio, Mãe Severina e Pai Nelito.

Orquestra Sinfônica – O concerto será aberto com “Toada”, música de José Siqueira, compositor, maestro e acadêmico paraibano, nascido na cidade paraibana de Conceição. Em seguida, a oboísta pernambucana Maria Santos sobe ao palco para participar, como solista, do “Concerto para Oboé e Cordas, em Dó Menor”, do compositor clássico italiano Domênico Cimarosa, e a orquestra encerra a primeira parte da apresentação com “A Festa de Baltazar, Op. 51 (Marcha Oriental, Solitude, Noturno e Dança de Khadra)”, composição do finlandês Jean Sibelius. Após o intervalo, os músicos vão executar duas músicas do compositor inglês Albert Ketèlby: “Wedgwood Blue” e “Santuário do Coração – Meditação Religiosa”. E encerrando o concerto, o público vai conferir a “Sinfonia n. 35 em Ré Maior, K.385 – Haffner”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Espaço Cultural e a Funesc – A obra assinada pelo arquiteto Sérgio Bernardes nos anos 1980 sedia a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que também comemora seus 40 anos de existência. A estrutura se caracteriza como um espaço multicultural abrigando museu, biblioteca, planetário, galeria, cinema, teatros, escolas, dentre outros. 

Até o fim do ano, várias atividades serão realizadas em comemoração às quatro décadas da Funesc. “Este ano celebramos os 40 anos da Funesc com um duplo desafio: fortalecer a presença da instituição no interior do estado e retomar as atividades presenciais com os cuidados que o momento exige”, explica Pedro Santos, presidente da Funesc, lembrando que a ideia é descentralizar, fortalecendo a circulação artística no interior paraibano. 

Alguns exemplos desse trabalho de descentralização são as oficinas destinadas a produtores culturais, que até o fim do ano, percorrerão 36 municípios, além dos projetos De Repente na Estrada, Mostra Matriz, Agosto das Letras e Caravana Interatos.

Foto: Rafael Passos

Mais Lidas