Claro
Escuro

Em novo decreto, Cabedelo adota uso opcional de máscaras em toda a cidade

Em novo decreto publicado nesta quinta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Cabedelo adotou o uso facultativo de máscaras em toda a cidade e liberou a realização de eventos com 100% da capacidade de público.

- Continua depois da Publicidade -

O novo texto leva em conta a cobertura vacinal no município 99% da população vacinada com a primeira dose e 89% da população vacinada com a segunda dose) e a diminuição no registro diário de novos casos de Covid-19, além de seguir o atual decreto estadual (nº 42.388/2022).

De acordo com o decreto, o uso de máscaras de proteção tanto em locais abertos como em locais fechados é opcional. A obrigatoriedade se mantem apenas em locais públicos destinados a assistência direta à saúde, tais como hospitais e UBS.

O texto, no entanto, mantem a recomendação do uso do equipamento de segurança às pessoas que possuam comorbidades ou apresentem sintomas da Covid-19.

As novas diretrizes também liberam a capacidade de público em 100% em shows e eventos esportivos, com exigência de apresentação do comprovante de vacina (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais conste a certificação do ciclo vacinal completo, acompanhado de documento de identificação com foto.

Também está liberado a realização de eventos sociais e o funcionamento de circos, cinemas e teatros, desde que observados todos os protocolos sanitários expedidos pelas autoridades competentes.

A fiscalização das medidas, sem prejuízo da fiscalização pelas autoridades estaduais competentes, ficará a cargo das autoridades municipais, através das Secretarias de Saúde, Segurança, Controle do Uso e Ocupação do Solo, Semob e Procon Municipal.

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Mais Lidas