Claro
Escuro

Ucrânia diz que conversações com Rússia foram retomadas

A Ucrânia e a Rússia retomaram as negociações de paz nesta sexta-feira (1º) em formato online, informou o gabinete presidencial da Ucrânia, citando o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, mas sem fornecer detalhes.

- Continua depois da Publicidade -

Delegações dos dois países realizaram conversações na Turquia na terça-feira (29), e Podolyak disse que se sentiu “positivo”.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje mais cedo que Moscou estava preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas nas conversações presenciais.

Zelenskyi

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a situação no Sul e na região de Donbass continua extremamente difícil e reiterou que a Rússia está reunindo forças perto da cidade sitiada de Mariupol.

E em um raro sinal de dissidência interna, Zelenskiy afirmou, em discurso por vídeo, que demitiu dois membros de alto escalão do serviço de segurança nacional, alegando que eram traidores.

De acordo com a Agência Brasil, Zelenskiy acrescentou que os russos são tão maus e ansiosos pela destruição que parecem ser de outro mundo, “monstros que queimam e saqueiam, que atacam e estão empenhados em matar”.

A Rússia diz que está realizando “operação especial” para desarmar e “desnazificar” o país vizinho. Moscou nega as acusações de Kiev de que as forças russas estão atacando civis.

Para Zelenskiy, as forças ucranianas fizeram os russos recuarem de Kiev e Chernihiv – duas cidades que Moscou anunciou que não seriam mais o foco dos ataques e que buscam assegurar as regiões separatistas de Donbass e Luhansk, no sudeste.

“Haverá batalhas pela frente. Ainda precisamos percorrer um caminho muito difícil para conseguir tudo o que queremos”, declarou.

“A situação no Sul e em Donbass continua extremamente difícil.”

Foto: Reuters/Marko Djurica

Mais Lidas

OITO ANOS INELEGÍVEL: Câmara de Cabedelo reprova contas do ex-prefeito Leto Viana

Em sessão realizada na noite desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Cabedelo acompanhou o parecer do TCE-PB e reprovou as contas...

Profissionais do HNSN participam do Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’Or, em SP

Aconteceu entre os dias 5 e 6 deste mês o Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’Or. O evento, realizado em São Paulo,...

Ao lado de Alckmin, João Azevêdo tem candidatura à reeleição homologada diante de multidão, em João Pessoa

A população paraibana mostrou que está firme, forte e junta ao governador João Azevêdo (PSB), que teve sua candidatura à reeleição homologada...

Efraim comemora aniversário da capital paraibana. “Um orgulho imenso ser filho de João Pessoa” 

Dia 5 de agosto é um dia histórico, quando se comemora o aniversário de uma das cidades mais antigas do país. Conhecida...

Luciene declara apoio à reeleição de João Azevêdo e destaca união de forças pelo bem de Bayeux

A prefeita de Bayeux, quarta maior cidade da Paraíba, Luciene de Fofinho (PDT), declarou, nesta sexta-feira (5), apoio à pré-candidatura à reeleição...