Claro
Escuro

Ucrânia diz que conversações com Rússia foram retomadas

A Ucrânia e a Rússia retomaram as negociações de paz nesta sexta-feira (1º) em formato online, informou o gabinete presidencial da Ucrânia, citando o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, mas sem fornecer detalhes.

- Continua depois da Publicidade -

Delegações dos dois países realizaram conversações na Turquia na terça-feira (29), e Podolyak disse que se sentiu “positivo”.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje mais cedo que Moscou estava preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas nas conversações presenciais.

Zelenskyi

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a situação no Sul e na região de Donbass continua extremamente difícil e reiterou que a Rússia está reunindo forças perto da cidade sitiada de Mariupol.

E em um raro sinal de dissidência interna, Zelenskiy afirmou, em discurso por vídeo, que demitiu dois membros de alto escalão do serviço de segurança nacional, alegando que eram traidores.

De acordo com a Agência Brasil, Zelenskiy acrescentou que os russos são tão maus e ansiosos pela destruição que parecem ser de outro mundo, “monstros que queimam e saqueiam, que atacam e estão empenhados em matar”.

A Rússia diz que está realizando “operação especial” para desarmar e “desnazificar” o país vizinho. Moscou nega as acusações de Kiev de que as forças russas estão atacando civis.

Para Zelenskiy, as forças ucranianas fizeram os russos recuarem de Kiev e Chernihiv – duas cidades que Moscou anunciou que não seriam mais o foco dos ataques e que buscam assegurar as regiões separatistas de Donbass e Luhansk, no sudeste.

“Haverá batalhas pela frente. Ainda precisamos percorrer um caminho muito difícil para conseguir tudo o que queremos”, declarou.

“A situação no Sul e em Donbass continua extremamente difícil.”

Foto: Reuters/Marko Djurica

Mais Lidas