Claro
Escuro

Prefeitura inicia vacinação contra influenza e sarampo no dia 4 de abril em João Pessoa

A partir do dia 4 de abril, João Pessoa inicia a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Influenza. As ações seguem até o dia 3 de junho, e as doses serão aplicadas das 7h às 11h e 12h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Centro Municipal de Imunização e Policlínicas Municipais.


A vacina que previne contra a gripe será destinada inicialmente aos idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde. Já a que previne contra o sarampo, para crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.


O ‘Dia D’ da Campanha será no dia 30 de abril. “No caso do sarampo, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças elegíveis à vacinação. Já para os trabalhadores de saúde, o objetivo é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas e proteger este grupo contra a doença, principalmente risco diário diante da exposição nos serviços”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.


Ainda, segundo o coordenador da Imunização, as vacinas de rotina e a que previne contra a influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne contra Covid-19. “A única exceção são para as crianças de 5 à 11 anos. Estas não podem tomar as doses das vacinas de rotina ou a que previne contra influenza juntamente com a vacina de Covid-19. Neste caso, deve-se respeitar um prazo de 14 dias”, completou.


Dentro da programação do calendário vacinal, a Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. “Quando entramos numa Campanha, levamos em consideração o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal e a faixa etária do grupo. No caso das crianças de seis meses, as doses da vacina que previne contra o sarampo é antecipada para que ela possa produzir anticorpos, no caso de um possível contato com a doença”, explicou Fernando Virgolino.


Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, nesta estratégia, as duas vacinas, tríplice viral e influenza, serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para redução de oportunidades perdidas na imunização.


Importância da vacina – O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmití-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.


Já a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, ir a óbito. “A vacina estará sendo ofertada nas USF e é importante que os grupos, mediante o chamamento, vá receber e ficar protegido. Sabemos que a melhor forma de prevenção é por meio das vacinas que são ofertadas de forma gratuita nos serviços da rede municipal de saúde”, orientou Fernando Virgolino.


Campanha de vacinação em João Pessoa:
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo será realizada em duas etapas:


Primeira etapa (De 4 de abril a 2 de maio): vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;
Segunda etapa (De 3 de maio a 3 de junho): campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.


A Campanha de Vacinação contra a Gripe também será dividida em duas etapas:

Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
Idosos:
– Acima de 80 anos – 04 de abril à 08 de abril
– Acima de 70 anos – 12 de abril à 15 de abril
– Acima de 60 anos – a partir do dia 19 de abril
– Todos os trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas;
– Indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Mais Lidas