Claro
Escuro

Fachin diz que ‘democracia está ameaçada’, a Justiça eleitoral ‘sob ataque’, e que é preciso defendê-las

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, alertou nesta sexta-feira que “a democracia está ameaçada”, “a Justiça eleitoral está sob ataque” e que é preciso defendê-las.

- Continua depois da Publicidade -

Fachin disse ainda que existe um “circo de narrativas conspiratórias” nas redes sociais e que o objetivo do TSE, neste ano, é garantir o resultado das eleições de outubro corresponda “à vontade legítima dos eleitores.”

As falas estão em discurso proferido por Fachin na abertura de uma reunião com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste, a que o blog da Ana Flor teve acesso antecipadamente.

Os alertas de Fachin ocorrem um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro voltar a atacar ministros do STF e o sistema eleitoral brasileiro.

“A justiça eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, disse Fachin.

“Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas. Nosso objetivo, neste ano, que corresponde ao nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral, é garantir que os resultados do pleito eleitoral correspondam à vontade legítima dos eleitores”, completou o ministro.

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Mais Lidas