Claro
Escuro

Prefeitura vai promover projeto Conexão Teatro e Dança de Cabedelo com apresentações, vivências, oficinas e espetáculos

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove, a partir de quarta-feira (30), o Conexão Teatro e Dança Cabedelo. A abertura do projeto acontece às 19h30, no Teatro Santa Catarina.

- Continua depois da Publicidade -

A iniciativa busca promover a união entre a arte da Dança e a arte do Teatro na cidade, estimulando e valorizando a história da dança e do Teatro no município e reconhecendo-as como elementos importantes para a formação artística e para o desenvolvimento social da região. 

Durante a abertura, na quarta-feira (30), será feita uma homenagem à memória dos grupos e coletivos que fazem parte da história da dança e do teatro na cidade. A noite contará, ainda, com apresentações de teatro e dança e com várias participações especiais.

O projeto conta com uma extensa programação até o mês de maio, que inclui espetáculos, oficinas, formações e apresentações artísticas. A iniciativa marca a importância simbólica do dia Mundial do Teatro (27 de março) e do dia Mundial da Dança (29 de abril).

“O Conexão Teatro e Dança surge como uma ferramenta de estratégica para a abertura e ampliação de mercado para os artistas e coletivos dança e do teatro no município. As suas ações serão planejadas com intuito de desenvolver a troca de saberes e fazeres entre a cadeia produtiva local, com profissionais, coletivos e escolas de teatro e dança do Estado e do País” , explica o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

A Arte Dramática e a Dança em Cabedelo – A Dança e o Teatro são manifestações culturais que sempre estiveram presentes na história e na cultura da cidade. O teatro nos moldes pelos quais se conhece hoje teve início em Cabedelo a partir da década de 1950, através da atuação do então Pároco da Cidade – Padre Alfredo Barbosa. O religioso identificou na Cultura uma possibilidade de contribuir para evangelização e para o desenvolvimento social e educativo dos nativos.

Foi a partir de sua atuação com um grupo de jovens da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus que começaram a surgir as montagens dos primeiros espetáculos e grupos de teatro na Cidade, o que culminou no fortalecimento do movimento e na conquista da construção do Teatro Santa Catarina, inaugurado em 13 de março de 1987.

A arte da dança por sua vez pode ser observada antes mesmo do período colonial, com a presença dos rituais e das tradições indígenas. No entanto, assim como em outras regiões do País, com a chegada dos europeu, a cidade recebe grande influência na sua cultura e nos seus costumes, fazendo, então, surgir novas manifestações artísticas que permeiam até hoje a história na tradição local.

Na arte da Dança elas vão desde o popular –  com a Nau Catarineta, Coco de Roda, Ciranda, Quadrilhas Juninas, Capoeira – e passam pela contemporaneidade dos grupos de Dança de Rua, dos grupos de Axé dos anos 90, até a Dança Clássica e moderna dos tempos atuais.

Foto: Reprodução

Mais Lidas