Claro
Escuro

Prefeitura de João Pessoa leva diversão às famílias com apresentações circenses no Parque Solon de Lucena

Em comemoração ao Dia do Circo, celebrado neste domingo (27), a Prefeitura de João Pessoa levou alegria e diversão às famílias que visitaram o Parque Solon de Lucena. Elas puderam aproveitar um espetáculo circense formado pelos cinco circos que estão instalados na Capital: Disney, Millenium, Fantasia, Malandrinho e Montagem.
 
De acordo com o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, a programação comemorativa à data deverá ter continuidade durante esta semana, de quarta-feira (30) até o domingo (3). Com o apoio da Prefeitura, os cinco circos apresentarão espetáculos para os moradores dos bairros – Altiplano, Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Mangabeira e Valentina Figueiredo – onde estão instalados.
 
“Hoje eles estão reunidos para o Dia do Circo, mas durante a semana nós vamos intensificar esse trabalho. Nosso olhar para a arte circense tem sido especial e, com isso, nós queremos incluir e cuidar do circo tradicional, do qual vivem famílias há várias gerações”, afirmou o diretor executivo da Funjope.
 
O espetáculo contou com apresentações de palhaços, equilibrista, ilusionista, malabarismo, brincadeiras e outras atrações para toda a família. “É muito importante que a Prefeitura, por meio da Funjope, esteja realizando esse encontro do artista com seu público aqui na Lagoa, fazendo com que a gente possa mostrar nossa arte novamente”, destacou Júnior, o palhaço Nervosinho, do circo Millenium.
 
A proprietária do circo Montagem, Josilene Maria dos Santos, também comemorou o apoio da Prefeitura e o retorno às atividades. “Muitas vezes o circo não é valorizado e uma ação como esta é muito gratificante, principalmente após dois anos que ficamos parados por conta da pandemia”, ressaltou.
 
Uma das famílias que conferiu o espetáculo no final da tarde deste domingo foi a do gerente comercial Léo Gomes e sua esposa, Jaqueline Cristina. Eles levaram os filhos Lucas e Arthur, que estavam ansiosos pelas apresentações. “Soubemos, através de uma amiga, que teria circo na Lagoa, e aproveitamos para ter este momento de diversão em família”, disse Léo.
 
EducaCirco – As atividades da Funjope em comemoração ao Dia do Circo tiveram início com o projeto EducaCirco, durante o Festival Cidades Criativas, promovendo oficinas de arte circense para alunos da rede pública municipal de ensino, envolvendo cerca de 500 estudantes. As ações integram um conjunto de políticas de valorização, proteção e cuidado da gestão municipal com o circo tradicional.

Data – O Dia do Circo é comemorado em 27 de março e lembra os valores dessa arte tradicional que encanta pessoas de todas as idades. A escolha da data faz referência ao dia de nascimento de Abelardo Pinto, mais conhecido como palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920.

Mais Lidas