Claro
Escuro

Ainda há 25 brasileiros na Ucrânia, diz Carlos França

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que ainda há 25 brasileiros na Ucrânia. O chanceler informou que o Brasil mantém um escritório de ajuda diplomática em Lviv, cidade a 70 km da Polônia. “Enquanto houver brasileiros, nós ficaremos lá [Ucrânia], disse França à Rádio Bandeirantes nesta 3ª feira (22.mar.2022).

- Continua depois da Publicidade -

O chanceler destacou que 12 residentes não “querem sair do país [Ucrânia] e 4 estão atuando em coberturas jornalísticas. O diplomata afirmou que 9 brasileiros ainda “tensionam sair da região”, dentre esses, 2 são recém-nascidos e estão em Kiev.

Ressaltou o equilíbrio do Brasil em relação à guerra, e enfatizou que a solução para o fim do conflito está em uma “diplomacia eficiente”, citando nomes de personalidades diplomáticas “experientes” como Antony Blinken, dos Estados Unidos; Sergei Lavrov, da Rússia e Dmytro Kuleba, da Ucrânia. O Brasil tem sua posição, não precisamos de exclusivismo neste contexto”, ressaltou.

27º dia de guerra

De acordo com o MSN, a guerra na Ucrânia entra no seu 27º dia, nesta 3ª feira (22.mar.2022), em meio a alertas de bombardeios por todo o país e escalada das tensões entre os Estados Unidos e a Rússia.

Quase todas as regiões da Ucrânia despertaram com sirenes de alerta a ataques aéreos nesta 3ª, segundo o jornal local Kyiv Independent. Bombardeios foram registrados nas primeiras horas da manhã nas proximidades da cidade de Kryvyi Rih, ao sul do país, e em Zhytomyr, a 153 km a oeste de Kiev. De acordo com o veículo de comunicação ucraniano, edifícios residenciais foram atingidos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Lidas