Claro
Escuro

Amazon faz parceria com governo brasileiro para desenvolver setor espacial

A Amazon Web Services (AWS), fundada pelo bilionário Jeff Bezos, fechou uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) na quarta-feira (16) que promete desenvolver o espaço aéreo brasileiro a partir, por exemplo, de concessão de crédito crédito e treinamento a startups nacionais.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o g1, o acordo assinado, um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação, já está em vigor, mas a data de início das medidas práticas não foi informada.

“O acordo com a AWS é um passo importante para fomentar nossa indústria espacial, no momento em que o Brasil visa inserir-se mais fortemente no mercado espacial, como, por exemplo, no segmento de acesso ao espaço, com o espaçoporto de Alcântara”, disse Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da (AEB).

O termo assinado prevê três iniciativas:

1. Implementação de programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial

A AWS Activate Program e o AWS Activate Founders Program vão ofertar crédito, treinamento e suporte comercial a startups nacionais, além treinamento e certificação a profissionais.

A iniciativa também cria uma oportunidade para a AEB e a AWS identificarem iniciativas promissoras de tecnologia espacial que possam apoiar os objetivos de outras organizações governamentais.

“O objetivo por trás dessa colaboração é promover a inovação para futuras missões relacionadas à ciência, exploração espacial e segurança nacional”, disse a AEB, em nota.

2. Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS

Essa medida deve incentivar a colaboração entre a Agência Espacial Brasileira e parceiros para centralizar dados espaciais.

“Isso permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem, em apoio a uma variedade de empreendimentos espaciais brasileiros”.

3. Política, Estratégia e Apoio Regulatório para o Desenvolvimento Espacial

A Agência Espacial Brasileira e a Amazon irão discutir políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, em apoio a objetivos espaciais civis, comerciais e de segurança nacional do Brasil.

Foto: Reprodução/TV TEM

Mais Lidas

OITO ANOS INELEGÍVEL: Câmara de Cabedelo reprova contas do ex-prefeito Leto Viana

Em sessão realizada na noite desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Cabedelo acompanhou o parecer do TCE-PB e reprovou as contas...

Profissionais do HNSN participam do Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’Or, em SP

Aconteceu entre os dias 5 e 6 deste mês o Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’Or. O evento, realizado em São Paulo,...

Ao lado de Alckmin, João Azevêdo tem candidatura à reeleição homologada diante de multidão, em João Pessoa

A população paraibana mostrou que está firme, forte e junta ao governador João Azevêdo (PSB), que teve sua candidatura à reeleição homologada...

Efraim comemora aniversário da capital paraibana. “Um orgulho imenso ser filho de João Pessoa” 

Dia 5 de agosto é um dia histórico, quando se comemora o aniversário de uma das cidades mais antigas do país. Conhecida...

Luciene declara apoio à reeleição de João Azevêdo e destaca união de forças pelo bem de Bayeux

A prefeita de Bayeux, quarta maior cidade da Paraíba, Luciene de Fofinho (PDT), declarou, nesta sexta-feira (5), apoio à pré-candidatura à reeleição...