Claro
Escuro

Prefeitura de Lucena retoma vacinação na cidade na próxima quinta-feira e secretário garante segurança no retorno: “profissionais retreinados”

Os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vacinam pela última vez a população de Lucena nesta quarta-feira (9). Desde o dia 14 de janeiro, quando estourou o escândalo das vacinas contra Covid-19 vencidas aplicadas no município, a equipe da gestão estadual decidiu suspender o envio de doses e assumir a campanha de imunização na cidade do litoral norte da Paraíba.

- Continua depois da Publicidade -

Além disso, a SES confeccionou um relatório sobre as condições das estruturas das unidades de saúde onde os imunizantes eram armazenados e verificou que diversos lotes encontrados no município estavam vencidos, de modo a auxiliar as investigações dos responsáveis pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB). 

Após quase um mês de intervenção, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou ao ClickPB que todos os profissionais de Lucena foram retreinados e garantiu que o município está preparado para retomar a coordenação vacinal por conta própria.

“As crianças estão sendo monitoradas durante 70 dias. Não há nenhum relato de evento adverso. Portanto, associado a isso, foi feito todo um retreinamento dos profissionais de Saúde, incluindo os que foram nomeados recentemente, como a coordenadora de imunização e o secretário municipal de Saúde”, disse.

“Durante esses dias, para que não houvesse prejuízo aos munícipes, o Estado esteve vacinando toda a população. Houve uma receptividade muito grande da população, com mais de 200 crianças vacinadas em apenas um dia. Então, foi um êxito total nas ações do Estado”, avaliou Geraldo Medeiros.

Quanto às investigações, o MPF afirmou ao portal que só ao término do procedimento apuratório é que deve revelar quem será responsabilizado. O prefeito Leo Bandeira é um dos nomes que poderão aparecer no relatório final do órgão ministerial, conforme já foi confirmado ao ClickPB.

Foto: SES / Divulgação

Mais Lidas