Claro
Escuro

Vacinação contra Covid-19 é retomada nesta segunda (24), em Lucena, PB

A vacinação contra Covid-19 para adolescentes e adultos será retomada nesta segunda-feira (24) no município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, sob o gerenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A imunização acontece das 9h às 16h, na Escola Municipal Américo Falcão, juntamente com uma investigação mais minuciosa das carteiras de vacinação para verificar se as doses aplicadas estão com as datas de acordo.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o g1, serão avaliados pela SES todos os cartões de vacinação criados de julho até este mês de janeiro.

A vacinação de crianças será retomada na quarta-feira (26). De acordo com o secretário executivo Daniel Beltrammi, a vacinação desse público vai acontecer na cidade sempre na quarta-feira, dando prioridade a crianças com comorbidades e imunossuprimidas.

A campanha de vacinação foi suspensa após a imunização de quase 50 crianças com a dosagem para adultos, a aplicação de doses vencidas e o descarte de pelo menos 1,4 mil vacinas, que perderam a validade por terem sido conservadas de forma incorreta.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Lucena passaram por uma nova capacitação sobre vacinas contra a Covid-19, na quinta-feira (20). O treinamento, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de imunização, desde o armazenamento até a aplicação das doses, e deve continuar nos próximos dias para garantir uma imunização eficiente. Apesar disso, o Governo do Estado é que ficará responsável pela vacinação.

Cartões de vacina mostram que um menino tem 5 e o outro 7 anos de idade; vacina aplicada era destinada apenas a adultos — Foto: Reprodução redes sociais

Cartões de vacina mostram que um menino tem 5 e o outro 7 anos de idade; vacina aplicada era destinada apenas a adultos — Foto: Reprodução redes sociais

Entenda o caso

Crianças foram vacinadas contra a Covid-19 com doses para adultos em uma Unidade Básica de Saúde (USB) da cidade de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa.

A vacinação teria acontecido desde dezembro de 2021, e o fato veio à tona no sábado (15), após denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF).

Em depoimento dado ao MPF no domingo (16), a técnica de enfermagem disse que aplicou as doses nos dias 29 de dezembro de 2021 e 7 e 11 de janeiro de 2022, ou seja, antes de iniciar o calendário de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos, que começou no último sábado (15).

Depoimento de mãe que teve dois filhos vacinados contra a Covid-19 com doses para adultos na PB — Foto: MPF-PB/Divulgação

Depoimento de mãe que teve dois filhos vacinados contra a Covid-19 com doses para adultos na PB — Foto: MPF-PB/Divulgação

A vacina da Pfizer usada nas crianças fazia parte do lote FN3457, destinado a adolescentes e adultos.

O prefeito de Lucena disse que ainda não pode precisar o que provocou a imunização indevida das crianças. Mas, que houve falha de comunicação.

De acordo com ele, alguns profissionais de saúde do município – que trabalham nas ações de imunização – não teriam participado de treinamentos pela internet, para a aplicação das doses.

As mães de algumas crianças vacinadas em Lucena relataram à reportagem da TV Cabo Branco efeitos colaterais em seus filhos. Disseram, inlcusive, que ‘nenhum órgão de saúde acompanhou’ os filhos vacinados.

Foto: Tobias Schwarz/AFP

Mais Lidas