Claro
Escuro

Anvisa se reúne com Pfizer para pré-submissão de Paxlovid

Anvisa se reuniu nesta 4ª feira (19.jan.2022) com representantes da Pfizer para a pré-submissão do pedido de uso emergencial para o medicamento Paxlovid (nirmatrelvir +ritonavir) contra a covid-19. No encontro, o laboratório apresentou os dados técnicos do remédio à agência.

- Continua depois da Publicidade -

A reunião é de praxe, realizada antes do envio formal das informações do pedido pelo laboratório à agência. A solicitação para uso emergencial do Paxlovid deve ser encaminhada à Anvisa em breve, sinalizou a Pfizer nesta 4ª feira (19.jan). 

O Paxlovid é uma pílula antiviral que bloqueia a enzima utilizada pelo coronavírus para se replicar dentro do organismo, reduzindo o impacto da doença. Um estudo divulgado pela Pfizer, em novembro, mostrou que o medicamento reduziu em 89% o risco de internação ou hospitalização.

O remédio deve ser administrado de forma oral. A recomendação é que o tratamento com o Paxlovid seja iniciado logo depois do diagnóstico da doença e em até 5 dias depois do início dos sintomas.

De acordo com o MSN, o medicamento já foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, autoridade sanitária dos Estados Unidos) e EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês), órgão regulador de medicamentos da União Europeia. No Brasil, o prazo de avaliação pela Anvisa terá início somente após o recebimento formal do pacote de dados e informações completas sobre o Paxlovid.

Foto: Divulgação/Pfizer

Mais Lidas