Claro
Escuro

Pfizer recomenda monitoramento de sinais vitais de crianças que receberam vacinas de adulto em Lucena, PB

A Pfizer, fabricante da vacina contra Covid-19 para adultos que foi aplicada em 49 crianças na cidade de Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa, recomendou que sejam monitorados os sinais vitais e o possível tratamento sintomático das crianças. Uma nota da fabricante foi publicada no site do Ministério Público Federal (MPF) na terça-feira (18).

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o g1, a aplicação das vacinas aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que fica na Zona Rural do município, e em uma âncora desta mesma unidade em um assentamento na cidade. As doses foram aplicadas nos dias 29 de dezembro de 2021 e 7 e 11 de janeiro de 2022, antes de iniciar o calendário de vacinação infantil com as doses pediátricas. Das 49 crianças, 36 foram vacinadas com doses vencidas.

Segundo a nota da Pfizer, além do monitoramento dos sinais vitais e tratamento sintomático, a recomendação é de que as famílias procurem o profissional ou serviço médico de referência caso haja alguma dúvida ou sintoma.

A fabricante disse ainda que realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos adversos e erros de administração dos produtos, mantendo informadas as autoridades sanitárias brasileiras.

A nota ainda reitera a informação da empresa de que as doses pediátricas da vacina da Pfizer e BioNTech são diferentes das doses para adultos. “Essa formulação chegará aos países em um frasco com coloração diferente, na qual a tampa e o rótulo são apresentados na cor laranja, como forma de facilitar a diferenciação desses para os outros frascos destinados à população adolescente e adulta, que tem a cor roxa”, diz o documento.

Veja na íntegra a nota da Pfizer:

  • Para casos como esse, especificamente, recomenda-se o monitoramento dos sinais vitais e o possível tratamento sintomático. Se houver alguma dúvida e/ou algum sintoma a recomendação é procurar o profissional ou serviço médico de referência.
  • A Pfizer realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos adversos e erros de administração de seus produtos, mantendo sempre informadas as autoridades sanitárias brasileiras, de acordo com a regulamentação vigente.
  • Especificamente para a vacina ComiRNAty, a fim de facilitar ainda mais o contato com a empresa e o monitoramento dos potenciais eventos adversos da vacina, a Pfizer estabeleceu um portal para comunicação de informações relacionadas a relatos de eventos adversos: https://www.pfizersafetyreporting.com/#/pt.
  • Pacientes que apresentem qualquer quadro de potencial evento adverso devem manter acompanhamento médico ou com serviço de saúde de referência e seguir as condutas clínicas instituídas e orientadas por tais responsáveis.
  • Os profissionais de saúde, incluindo os médicos, podem acessar os canais de comunicação da Pfizer para obter informações técnicas ou ter acesso a literatura médica especializada.
  • Os estudos clínicos que levaram à aprovação da vacina da Pfizer e BioNTech para população de 5 a 11 anos de idade basearam-se no regime de duas doses de 10 mcg por dose. Essa formulação chegará aos países em um frasco com coloração diferente, na qual a tampa e o rótulo são apresentados na cor laranja, como forma de facilitar a diferenciação desses para os outros frascos destinados à população adolescente e adulta, que tem a cor roxa (acima de 12 anos, que tem regime de duas doses de 30 mcg).

Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação

Mais Lidas