Claro
Escuro

Carnaval Tradição de João Pessoa será realizado com capacidade reduzida no Espaço Cultural

O aumento dos casos de síndromes gripais em João Pessoa acabou provocando nesta segunda-feira (17) um novo reordenamento para o Carnaval Tradição 2022. O evento, segundo a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), ainda será realizado no Espaço Cultural, em Tambauzinho, mas remodelado para se adaptar a nova realidade da saúde pública da capital.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o Jornal da Paraíba, os tradicionais desfiles de escolas de samba, ala ursa e tribos indígenas foram suspensos. Em substituição, ficou definido que haverá uma mostra carnavalesca, onde representantes de cada agremiação ou grupo se apresentarão no local, segundo explicou o diretor da Funjope, Marcos Alves.

O evento acontece, ainda, com público reduzido, com cada grupo podendo convidar cerca de 30 pessoas. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro e no feriado de carnaval, dia 1º de março.

Ainda conforme Marcus Alves, a decisão foi tomada com base na importância que a cultura carnavalesca tem para esses grupos. “A mostra será uma tentativa de manter, de alguma forma, a chama do carnaval viva em quem vive para esta época do ano. Precisamos resguardar a saúde dos grupos, mas sabemos da importância da data”, comentou o secretário.

As decisões serão submetidas às secretarias estadual e municipal de saúde. O evento está previsto, mas sujeito a cancelamento mediante agravamento da pandemia.

Folia de Rua

Mais cedo, a direção do Folia de Rua divulgou nota anunciando a desistência de realizar a festa, diante do avanço da pandemia da Covid-19, sobretudo da variante Ômicron, além do surto da influenza H3N2. A expectativa dos organizadores é remodelar a festa em formato híbrido.

Em nota, o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nobrega agradeceu a compreensão de quem esperava que a festa fosse realizada este ano e antecipou que em breve será apresentado o Projeto Folia Com Vida, “voltado ao fortalecimento da cultura com ações criativas e sem aglomeração, promovendo defesa da vida e da saúde durante a tradicional semana do pré-carnaval”.

A realização da festa de modo presencial, em ambiente fechado, havia sido proposta pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) como uma solução de para que os festejos não deixassem de ser realizados pelo segundo ano seguido, mas em local em que fosse possível estabelecer protocolos sanitários.

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Mais Lidas