Claro
Escuro

Puxado pelos EUA, mundo registra recorde de 2,4 milhões de novos casos de Covid em 1 dia

O mundo registrou um recorde de 2,4 milhões de novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, impulsionado pelos Estados Unidos, que pela primeira vez desde o início da pandemia registrou mais de 1 milhão de infectados em apenas 1 dia. Veja no gráfico abaixo.

- Continua depois da Publicidade -

Foi também a primeira vez que o mundo registrou mais de 2 milhões de novos casos (o recorde anterior havia sido registrado em 30 de dezembro de 2021, quando foram contabilizados 1,95 milhão).

De acordo com o g1, o 1,08 milhão de infectados nos EUA é quase o dobro do recorde anterior (590 mil), também registrado em 30 de dezembro. Os dados são do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Recorde de novos casos de Covid-19 nos EUA e no mundo — Foto: Arte/g1

Recorde de novos casos de Covid-19 nos EUA e no mundo — Foto: Arte/g1

Apesar da explosão no número de infectados devido à variante ômicron do novo coronavírus, que é altamente contagiosa, o número de mortes segue em queda.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 pelo mundo, a média de óbitos nos últimos 7 dias caiu abaixo de 6 mil pela primeira vez desde outubro de 2020 e está abaixo inclusive da primeira onda da pandemia, em abril de 2020 (quando chegou a 7,1 mil). Veja no gráfico abaixo.

O recorde de mortes em 24 horas no mundo segue sendo de 20 de janeiro de 2021: 18.062. O dia marca também o recorde de óbitos nos EUA (4.442) e a posse do atual presidente Joe Biden. Atualmente, o país têm registrado uma média de 1,2 mil mortes por dia.

Apesar do recorde de casos, mortes por Covid-19 seguem em queda no mundo — Foto: Arte/g1

Apesar do recorde de casos, mortes por Covid-19 seguem em queda no mundo — Foto: Arte/g1

Covid-19 nos EUA

Três pessoas testam positivo para a Covid-19 a cada segundo nos Estados Unidos, com Nova York voltando a ser o epicentro da pandemia, e a explosão de novos casos já está afetando o funcionamento de empresas e órgãos públicos nos EUA.

Atualmente, um terço dos paramédicos de Nova York, 21% dos policiais e 18% dos bombeiros estão afastados com Covid-19. No metrô, duas linhas estão fechadas porque os funcionários ficaram doentes.

Foto: Nam Y. Huh/AP

Mais Lidas