Claro
Escuro

Prefeitura vai promover Natal Mágico em Cabedelo

Por mais um ano, o Natal em Cabedelo será Mágico! A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) promove, nos dias 20, 21, 22 e 23, mais uma edição de sua festa natalina, levando o encanto e a mensagem de paz e esperança atrelados à data.

- Continua depois da Publicidade -

Por conta da pandemia do Covid-19, desde o ano passado, o Natal Mágico passou a contar com evento itinerantes e remotos, como forma de manter a segurança de todos, mas sem deixar de levar a esperança do Papai Noel a todos os recantos da cidade.

Este ano, o Natal Mágico vai contar com Caravana de Noel, Desfile, Vila Natalina e apresentações de teatro e dança, trazendo de volta o projeto em sua concepção inicial, integrando a luz e a magia do natal a uma programação cultural diversificada.

A programação estará mais ampla. Além do Cortejo do Papai Noel – nos dias 20 e 21 de dezembro, –  a população vai poder conferir a decoração natalina na Praça Getúlio a partir do dia 20; apresentações do Balé (dias 22 e 23 de dezembro) e a sempre aguardada chegada do Papai Noel (dia 22 de dezembro), além de muitas surpresas preparadas pela PMC.

Criado e realizado desde 2018, pela Secult em parceria com as demais secretarias municipais, o Projeto Natal Mágico faz parte do Programa de Manutenção e Realização das Festividades do Município.

“A inciativa foi criada com o objetivo de possibilitar e promover a importância dos símbolos e das tradições culturais do período Natalino, oferecendo à população uma oportunidade de confraternizar-se em família, trazendo o brilho e magia natalina como uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico para a cidade de Cabedelo”, ressaltou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

A Praça Getúlio ganhará uma ornamentação temática, com LED, corredores iluminados, arvores natalinas, presépio, casa de papai Noel e a criação de uma vila natalina para comercialização de produtos dos empreendedores locais, com o objetivo de fortalecer o pertencimento e o desenvolvimento econômico local.  

Programação – O Casarão do Padre – Espaço Criativo receberá, entre os dias 20 e 23 de dezembro a edição 2021 da Vila Natalina. No espaço do Terraço de Cultura será montado um presépio natalino, espaço instagramável e stand para comercialização de produtos artesanais e gastronômicos. O local ficará aberto para visitação sempre das 18h às 22h. Além da Vila, a decoração preparada pela Secult também reserva a Casa do Papai Noel, que ficará na Praça Getúlio Vargas durante toda a programação do Natal Mágico.

A programação festiva terá início no dia 20, com a Caravana de Noel. O bom velhinho, juntamente com a Bandinha de Natal e personagens temáticos, vai percorrer os principais bairros da cidade, levando o brilho, a magia e a alegria do natal para todas as famílias cabedelenses. Na ocasião também haverá a distribuição de brindes e presentes. No dia 20, a partir das 19h, a Caravana vai passar pelos bairros de Salinas, Renascer, Jacaré e Recanto do Poço. Já no dia 21, a turma natalina vai estar nos bairros Jardim Jericó, Camboinha, Manguinhos, Camalaú, Monte Castelo, Ponta de Matos, Miramar, Santa Catarina e Centro.

O Desfile Natalino acontece no dia 22 de dezembro, com a sempre esperada chegada do Papai Noel à praça Getúlio Vargas, a partir das 19h. O desfile será composto pelo Papai Noel, juntamente com bandinha natalina, personagens do Espetáculo O Mundo Mágico do Natal, bailarinos do Espetáculo Suíte do Ballet Quebra Nozes e a participação especial do Mickey e Minnie natalino.  O Percurso vai partir da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus até o largo da Praça Getúlio Vargas, onde o palco estará montado para as apresentações da noite. 

As apresentações artísticas vão acontecer nos dias 22 e 23 de dezembro, no palco montado na Praça Getúlio Vargas, a partir das 19h. Por lá, o público vai poder conferir o espetáculo do Balé Municipal “A suíte Quebra Nozes”. O enredo conta a história de uma garota (Clara), que no dia de Natal ganha de presente um boneco-Quebra Nozes, que no decorrer da história transforma-se em humano e, juntos, vivem uma longa e mágica aventura.

Além do Balé, quem também se apresenta na Praça Getúlio Vargas é o espetáculo de teatro O Mundo Mágico do Natal, da Cia de Teatro Art’culados In Cena. Escrito e montado pela primeira vez em 2012, o Espetáculo faz com que os atores e o seu público façam uma viagem ao mundo imaginário do Natal. Unindo magia, tradição, brincadeiras e músicas específicas desse período, a narrativa tem aproximadamente 50 minutos e é encenada pelos “fazedores dessa festa”: O duende, o Carinhoso e o Risonho. Três ajudantes do bom velhinho que ficam encarregados de fazer desse natal, uma data inesquecível, trazendo uma mensagem de Paz, amor e Esperança para todos que fazem e assistem, bem como despertando o interesse na nova geração em conhecer o real significado dos símbolos, tradições e representação desta data.

Foto: Reprodução

Mais Lidas