Claro
Escuro

Cabedelo lança plano integrado para garantir organização e segurança no Verão 2022

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) anunciou, nesta sexta-feira (10), o Plano Integrado de Segurança do município para o período de alta estação que se aproxima. Denominado de Operação Verão/2022, a iniciativa mobiliza, além das forças municipais de Segurança (Guarda Civil Metropolitana), Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil e Meio Ambiente (Semapa), as forças estaduais (DER, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros) e federais (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Capitania dos Portos).

- Continua depois da Publicidade -

O Plano apresentado delimita as atribuições de cada ator, bem como as operações e áreas de atuação, e foi elaborado nas reuniões de planejamento estratégico coordenadas pela Setur. O objetivo é que cada ente participante cumpra sua tarefa nas áreas de fiscalização e segurança para que o município receba uma cobertura em todo território e em áreas específicas. Segurança física, patrimonial, marítima e ambiental compõem o leque de ações planejadas.

“A Operação Verão é uma iniciativa que vai nos trazer uma maior tranquilidade no período de verão, sobretudo, com o engajamento de todas as forças para esse intento. Tenho certeza que teremos o melhor verão de todos os tempos, mas para tê-lo precisamos contornar os transtornos que surgem com o aumento da população. A cidade segura é a nossa maior recompensa, mesmo com a população triplicada no período de Verão, esperamos garantir a segurança de todos que estiverem em nossa cidade, sejam turistas, visitantes, moradores”, disse o prefeito Vitor Hugo.

A Operação Verão é uma ação integrada entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais, visando o planejamento estratégico, a otimização de contingentes e o melhor atendimento às demandas de segurança típicas do período de verão. Além de assegurar uma cobertura de segurança mais eficaz, tendo em vista o grande número de turistas/visitantes, devido a ocorrência de eventos privados neste período.

Outra novidade anunciada durante a solenidade foi o atendimento ao pleito encaminhado pela PMC para que, durante os meses de janeiro e fevereiro, as delegacias de Cabedelo funcionem nos finais de semana.

“Damos início hoje a essa operação superimportante para a população residente e para aqueles que visitam a nossa cidade. Uma ação integrada que visa cobrir toda área de Cabedelo nos meses de janeiro e fevereiro, até após o carnaval, período em que nosso município recebe um número imenso de visitantes. Agradecemos a todas as instituições participantes, certos de que a presença de cada um, cumprindo sua respectiva missão, proporcionará uma sensação maior de segurança em nossa cidade”, comentou o secretário de turismo, Haenell Farias.

As ações conjuntas previstas para a Operação Verão destacam o manejamento de pessoal, operações de prevenção, fiscalização e educação e ocupação de mais espaços. Além dessas, a intensificação do patrulhamento na orla, instalação de pontos fixos na área e realização de ações de patrulhamento policiamento na rodovia 

“Assim como falar de segurança é falar de qualidade de vida, falar de Operação Verão é falar de mais qualidade de vida para a população. O povo precisa de segurança e essa é a missão de todas instituições, homens e mulheres que abraçam essa árdua missão. Nossa atenção se volta para o período de verão, com uma ação estratégica em segurança, sistêmica e integrada que une todas as forças de segurança e demais auxiliares numa única causa, que é proporcionar um verão seguro, tranquilo, de paz e sem incidentes à cidade de Cabedelo”, declarou o secretário da segurança, Magalhães Galvão Lourenço.

Foto: Divulgação

Mais Lidas