Claro
Escuro

Cabedelo realiza Semana do Empreendedor do Projeto Banco Mais

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (06), no auditório da Secretaria, a solenidade de abertura da Semana do Empreendedor. O evento é uma iniciativa do Banco Mais (B+), projeto que desenvolve a formação em educação financeira, fiscal e empreendedora com alunos do ensino fundamental de 10 escolas da rede municipal.

- Continua depois da Publicidade -

O evento contou com a presença de gestores e professores das escolas participantes do projeto e foi marcado por homenagens a empreendedores mirins representantes de cada uma das unidades de ensino, autoridades presentes e empresários apoiadores do projeto.

“Iniciamos a Semana do Empreendedor honrando nossos alunos e educadores. Projeto magnífico executado pelo Banco Mais, desempenhando um papel grandioso junto à Educação de Cabedelo. Não se limitando à educação financeira, o B+ constrói valores, auxilia na formação da personalidade dos nossos alunos de forma positiva, valorizando os sonhos e gerando possibilidades de concretizá-los a partir do estudo, esforço e dedicação. Ressaltamos ainda, o lado afetivo e humanizado, que permeia todo o trabalho da equipe juntos aos educandos, despertando paixão pelo processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na formação do cidadão crítico e participativo”, declarou a secretária da educação, Márcia Moreira.

A abertura contou com a presença da Delegada Federal Luciana Paiva Barbosa, chefe do Núcleo de Disciplina da Corregedoria da SR/PF/PB e diretora da Associação dos Delegados Federais no Estado da Paraíba; do auditor federal de finanças e controle e coordenador do Núcleo de Transparência e Prevenção da Corrupção (CGU), Rodrigo Márcio Medeiros Paiva e a gerente operacional de educação fiscal da Escola de Administração Tributária (ESAT), Ciliana Nunes.

 “Realizamos mais uma Semana do Empreendedor sob a perspectiva de continuar mostrando para as crianças de Cabedelo que tudo é viável para elas, que existem sonhos realizáveis e que a escola é o melhor caminho. Esperamos a participação dos alunos nos eventos programados, pois teremos uma semana recheada de coisas boas, de conhecimento e de pessoas do bem para mostrar a elas que o caminho do bem é o melhor que existe”, comentou a coordenadora do projeto, Luiza Bandeira.

Nos pronunciamentos, os convidados destacaram a importância do projeto B+ para a formação financeira, religiosa e cidadã dos envolvidos, assim como os valores éticos, de honestidade e humanitários. 

“É satisfatório para nós vermos crianças aprendendo desde cedo o que é o combate a corrupção, que é muito difícil de se combater, mas é necessário. É justamente essa geração que vai lograr os frutos desse combate e com certeza receber um Brasil melhor. Achei espetacular a escolha do slogan da corrida, que ressalta ser a escola o melhor caminho, porque é através da educação que votamos melhor e conseguimos um futuro melhor”, pontuou a delegada federal, Luciana Paiva Barbosa

“É necessário que as crianças acreditem na importância desses conhecimentos que estão vivenciando no período. Trata-se de um conhecimento que vai fazer toda a diferença na vida futura delas. Vivemos em um país desigual e com níveis elevados de corrupção e, nesse cenário, o conhecimento nos dá poder. Ele é a ferramenta para que as crianças no futuro possam se posicionar. Um projeto como o Banco+, por meio das parcerias com os órgãos controladores e fiscalizadores, aponta para a prevenção aos desvios e para que haja mais ética e cidadania neste país”, destacou o  auditor federal de finanças e controle, Rodrigo Márcio Medeiros Paiva.

“Quero parabenizar os coordenadores pelo desenvolvimento desse Projeto, que não é, de forma alguma, uma tarefa fácil. Trata-se de uma matéria difícil, uma tarefa árdua, porém prazerosa quando se começa a conhecer os frutos. O maior patrimônio de uma criança são as sementes do conhecimento. Através dele é que que a pessoa consegue galgar outros horizontes. Uma caminhada que deve ser baseada em foco, determinação para que cada um consiga desenhar e concretizar seus objetivos”, destacou Ciliana Nunes, da Esaf.

Programação – A programação do evento reserva para esta terça-feira (07), pela manhã e à tarde, a realização de um ciclo de palestras, na modalidade online, com os palestrantes Joana Macedo (Finanças Pessoais), Paulo Junior (Experiência como empreendedor) , Silvia Torres e Guilherme Baía.

Na quinta-feira (09) é a vez da Corrida Mirim Contra a Corrupção, às 7h30, na Fortaleza de Santa Catarina.

O encerramento da Semana será marcado pela realização do Leilão B+ em unidades de ensino: na sexta-feira (10), pela manhã, a partir das 9h, na Escola Verissimo; à tarde, a partir das 14h, no Casarão do Padre; e segunda-feira (13), a partir das 14h, na Escola Maria José de Miranda Burity.

Foto: Divulgação

Mais Lidas