Claro
Escuro

Beleza sem padrão: ‘Sereias da Penha’ apresentam nova coleção em desfile com mulheres da comunidade

As ‘Sereias da Penha’ apresentaram uma nova coleção em um desfile que aconteceu nesta quinta-feira (11), em um restaurante no bairro da Penha, em João Pessoa. O evento foi feito com modelos da comunidade e teve como tema ‘Beleza sem Padrão’. Foram um total de 12 mulheres, que desfilaram com cinquenta peças e acessórios, marcando uma homenagem ao bairro e ao artesanato local.

- Continua depois da Publicidade -

O grupo, constituído por sete artesãs, realiza um trabalho a partir de escamas e couro de peixes. Elas estavam com as atividades paralisadas devido à pandemia da Covid-19. Esse foi o primeiro desfile desde o isolamento – um evento que resgatou a criação e elevou a autoestima das mulheres da comunidade.

“Não é só um acessório, é um pedacinho de cada menina que participou da construção, da confecção. É um pedacinho da praia também, porque tem escamas… é história da gente também”, disse a estudante Luiza Flora, uma das modelos, para a TV Cabo Branco.

Um dos destaques do noite foi o macramê com escamas de peixe camurupim e a trama de crochê com cobre. O tema do evento também teve bastante impacto e chamou atenção, pois celebrou a beleza dos mulheres que fazem parte da comunidade da Penha. A nova coleção se chama ‘Moda sem Padrão’.

“A gente fugiu do padrão de um desfile. O padrão do desfile é o que, modelos, magras, bonitas, elegantes. Nós resolvemos pegar as nossas mulheres da comunidade da Praia da Penha e colocar elas para mostrar que não só modelos podem desfilar não, elas também ficam bonitas”, explicou Telma Virgínia, uma das representantes das Sereias da Penha.

De acordo com o G1, a iniciativa foi colocada em prática por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Turismo (Setur), Funjope e Comunicação (Secom). O retorno das atividades das sereias também teve o apoio da prefeitura.

A presidente da Associação Sereias da Penha, Joseana Izidro, destacou que a iniciativa quase chegou ao fim, mas graças à perseverança das integrantes e o suporte recebido pelo poder público foi possível resistir e recomeçar. “Esse desfile tem um significado muito importante para todas nós, pois mostra que vencemos”, afirmou.

Foto: PMJP/Divulgação

Mais Lidas