Secretaria de Saúde promove nesta quinta-feira live sobre prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover uma live sobre prevenção ao suicídio, nesta quinta-feira (16), a partir das 16h. A atividade faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo. Para assistir, os interessados devem acessar o canal Saúde Mental SMS JP, no Youtube.

Com o tema ‘Diálogos entre saúde mental e epidemiologia’, a live vai contar com a participação da terapeuta ocupacional Rafaela Porcari, que faz parte da equipe da Área Técnica de Saúde Mental da SMS; da nutricionista Heloísa Wanick, da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SMS; e da psicóloga e psicanalista convidada, Paula Rego Monteiro.

Durante todo este mês, a Prefeitura de João Pessoa está realizando atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo, em prevenção e combate ao suicídio. Além das lives, a programação também inclui atividades nos hospitais, policlínicas, unidades de pronto atendimento (UPA) e unidades de saúde da família (USF). Até o final de setembro, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal.

Para o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental de João Pessoa, Vinícius Suares, além das atividades no mês de setembro, é de fundamental importância fortalecer as ações de prevenção e atenção às tentativas de suicídio durante todo o ano. “Temos uma Rede de Atenção Psicossocial qualificada para atender e cuidar, desde o nível hospitalar até o desenvolvimento de ações na Atenção Básica, com foco principalmente na prevenção”, afirmou.

Serviço – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza quatro centros de atenção psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Desses, três realizam o atendimento adulto e um é destinado ao público infantojuvenil. Além dos centros, a Rede de Atenção Psicossocial também é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), um Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), que funciona 24h, três residências terapêuticas, além de leitos em hospitais gerais. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também têm acesso a acompanhamento psicológico e psiquiátrico nas policlínicas municipais de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe e da Pessoa Idosa. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado pela sua USF de referência.

Foto: Reprodução Google.