Projeto do Hospital de Trauma-CG ressalta humanização e segurança no atendimento

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), lança nesta quarta-feira (15), às 9h, no auditório da Instituição, o projeto “ Juntos fazemos um Hospital Seguro”.

A programação inicia às 7h com a acolhida humanizada aos profissionais do Trauma-CG com música e um café da manhã. Em seguida, ocorre o lançamento da cartilha ao usuário com informações para a proteção do paciente.

A abertura vai contar com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, do diretor da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Geraldo Moreira de Menezes, e da coordenadora estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Vivian de Oliveira Lopes.

A iniciativa tem o objetivo de prevenir os eventos adversos através da participação de todos os colaboradores e com a inclusão dos familiares e acompanhantes no processo de cuidar do paciente.

De acordo com a gestora de Segurança do Paciente, Talita Costa Falcão, as orientações serão transmitidas verbalmente e também com a distribuição de cartilhas informativas com as seis metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a proteção do paciente.

Para a psicóloga e integrante do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, Francilene Araújo de Morais, a humanização no ambiente hospitalar é essencial na assistência ao paciente e deve ser levada em consideração por todos que fazem parte da unidade, de modo que os usuários se sintam seguros e acolhidos durante seu período de tratamento e interajam com a equipe interdisciplinar.

Foto: João da Paz.