Cabedelo realiza ações estratégicas no cuidado das crianças, gestantes e idosos na atenção primária à saúde no município

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Atenção Primária à Saúde, vem realizando um projeto de intervenção em ações estratégicas no cuidado da criança, gestante e idoso no município.

Até o final do mês de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família do município vão realizar ações, que acontecem sempre aos sábados. Neste dia 11, a ação será voltada aos idosos assistidos pelas unidades. As equipes também farão visitas a instituições de repouso, como a Fanuel e a Amém.

O projeto tem como objetivo atualizar os cuidados às pessoas assistidas pela Atenção Básica que deixaram de buscar assistência no período crítico da pandemia. Na oportunidade, serão oferecidos serviços como avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além da atualização do cartão de vacina da pessoa idosa.

Além dos idosos, a ação abrange crianças e gestantes. Para cada grupo, haverá uma mobilização única. Na ocasião, serão ofertadas consultas de pré-natal, puericultura, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites virais, distribuição de preservativos, dentre outros.

“Essa iniciativa faz parte de um projeto de ações previsto para durar quatro meses, com atividades realizadas a cada 15 dias, voltadas para gestantes, crianças menores de 7 anos e idosos. Por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo respeitados os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para os usuários e profissionais”, ressaltou o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Calendário – As ações acontecerão até o dia 27 de novembro, em todas as Unidades de Saúde. Neste sábado (11), serão assistidos os idosos.

No dia 25 de setembro, será a vez das crianças de 2 a 7 anos;

No dia 16 de outubro, a ação estratégica vai envolver Gestantes, Puérperas e crianças menores de 2 anos;

No dia 30 de outubro, a mobilização será voltada, novamente, aos idosos;

No dia 13 de novembro, o projeto visa, mais uma vez, crianças de 2 a 7 anos;

E no dia 27 de novembro, a ação estratégica volta a atender Gestantes, Puérperas e crianças menores de 2 anos.

Foto: Reprodução Google.