Denunciado pelo Ministério Público Estadual por falsificação de documentos públicos, fraude em licitação e desvios que ultrapassam R$ 2,1 milhões por pagamento ilegais a um escritorio de advocacia, pensando numa eventual condenação e conseguinte afastamento, o prefeito Emerson Panta, da cidade de Santa Rita, já articula o que considera o sucessor ideal para que siga dando as cartas na cidade, mesmo fora do cargo.

Segundo apurou a nossa reportagem, a partir de fontes da própria gestão municipal, Panta já trabalha para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que ao deveria acontecer em 1º de janeiro de 2023, para eleger o primo, Jakson Alvino, como presidente do parlamento municipal.

Nome nada palatável a boa parte da base do prefeito, Jackson enfrenta resistência de boa parte da bancada governista na Casa, o que tem dificultado as articulações em torno da sua postulação ao comando da Mesa.

Caso eleito, segundo uma fonte da Granja Pantanal, sua missão seria afastar o vice-prefeito, Carimbó, e assumir o Poder Executivo sob a sombra do primo.

Apesar das incontáveis demonstrações de lealdade a Panta e de ter sido importante colaborador nas campanhas de 2016, 2018 e 2020, Carimbó não conta com a confiança de Panta e segue desprestigiado na gestão e no grupo político do prefeito.

Caso seja condenado, enquadrado no Decreto-Lei 201/67, a lei dos crimes de responsabilidade além de perder o mandato, Panta pode pegar até 12 anos de prisão.

A considerar a velocidade e gravidade dos últimos acontecimentos na Rainha dos canaviais, nos resta acompanhar e aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Manno Costa
para o News Paraíba