Central de Transplantes encerra agosto com aumento das doações de córneas

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba comemora duas conquistas importantes do mês de agosto. A primeira foi o número de doações de córneas, o maior entre todos os outros meses do ano. O outro motivo é a retomada de transplantes de coração. O receptor foi um homem de 52 anos, e a doação veio de um paciente de 36 anos, vítima de politrauma, que além do coração, a família autorizou a doação dos rins e córneas.

“É a certeza de ajudar quem a gente não conhece, que nos move a correr contra o tempo e ir além, cada vez mais”, observa o enfermeiro Evaldo Bezerra, que participou do procedimento de captação do coração.

Em relação às córneas, foram registradas 32 doações, entre o dia 1° e o último dia do mês. Desse número, 14 foram doadas em João Pessoa e 18 em Campina Grande, que pela primeira vez ultrapassou os dados da Capital.

“Com a dedicação das equipes nas buscas externas e o apoio de alguns hospitais em passar a informação sobre os óbitos em tempo hábil, conseguimos esse aumento nas doações. Agradecemos principalmente às famílias doadoras”, enfatizou Juliana Alves, coordenadora de enfermagem do Núcleo de Captação de Orgãos de Campina Grande.

Até agora, já foram realizados 137 transplantes de córneas este ano no estado, mas 334 pessoas ainda aguardam na fila de espera. Outros órgãos também são esperados por muitos paraibanos. São quatro pessoas esperando por um coração, oito, por um fígado e 181 por um transplante de rins.

“É preciso reforçar para a sociedade a importância da autorização da doação de órgãos e o impacto positivo que isso traz na vida dessas pessoas que aguardam por um órgão. É focado nessas pessoas, que nosso trabalho é incansável. Acredito que ainda vamos fazer muita coisa boa até o fim de 2021”, acrescentou Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Foto: Reprodução Google.