O Procon-JP anunciou que vai notificar o Banco do Brasil pelas falhas registradas no sistema durante toda a tarde desta sexta-feira (27).

Segundo o órgão, inúmeras denúncias foram recebidas de correntistas que relataram constrangimentos ao não conseguir efetuar pagamentos digitais, uso de cartão e o acesso ao site e ao aplicativo, o que foi confirmado pelo banco.

Visando proteger os direitos dos consumidores pessoenses, o Procon da Capital entrou em ação e está analisando medidas emergenciais e futuras ações a serem adotadas.

Pela gravidade da situação, foi expedida uma notificação ao banco para justificar em até 24 horas a falha na prestação de serviço, sob pena de autuação administrativa e multa de até 115.350.000,00.

“Com os pagamentos do dia a dia cada vez mais bancarizados, ainda mais com o implemento do sistema PIX pelo Banco Central do Brasil, a suspensão dos serviços por tempo considerável tem o potencial de causar prejuízos sem tamanho aos consumidores e às relações de consumo em geral, o que não pode ser admitido sem os devidos questionamentos”, explicou o Secretário do Procon, Rougger Guerra.

Ainda segundo Rougger: “O Procon-JP não permitirá que tal situação fique sem a resposta dura e efetiva do órgão de proteção e defesa do consumidor”, finalizou.