João Pessoa realiza capacitação intermunicipal sobre Ronda Maria da Penha

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27) a I Capacitação Intermunicipal da Ronda Maria da Penha.

O objetivo da formação é capacitar às guardas municipais de Alhandra, Caaporã, Pitimbu, Cabedelo, Bayeux e Conde, incentivando a implantação de patrulhas da Ronda Maria da Penha nas respectivas cidades.

O curso terá sete módulos: Sensibilização e Rede de Apoio; Violência de Gênero e Diversidade; Lei Maria da Penha; Medidas Protetivas de Urgência; Casos práticos de violência doméstica contra a mulher; Lei Municipal da Ronda Maria da Penha e as linhas de atuação da equipe técnica e Linhas de atuação da Equipe Operacional da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

“Diante de tantos casos de violência contra a mulher no nosso Estado, tivemos a ideia criar essa capacitação para mostrar o trabalho que vem sendo feito pela Guarda Municipal, através da Ronda Maria da Penha em João Pessoa, para os municípios vizinhos para que o combate a esse crime se fortaleça cada vez mais”, disse a secretária da Mulher de João Pessoa, Nena Martins.

Para o comandante da Ronda Maria da Penha, Vitor Almeida, a Guarda Civil Metropolitana, hoje, é referência no atendimento as mulheres vítimas de violência.

“Diante da demanda da violência contra a mulher em João Pessoa, nós fomos nos capacitando com o Curso Maria da Penha e hoje atuamos junto com a Secretaria da Mulher, como combater esses atos, os procedimentos e como acolher essas vítimas. Então, estamos sempre promovendo cursos para nossa tropa. Também somos multiplicadores para as demais guardas civis e esse curso tem justamente o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências no que diz respeito ao combate a todos os tipos de violência contra a mulher”.

A formação será realizada no Centro de Formação de Educadores, localizado no bairro de Mangabeira, e terá uma carga horária de 15 horas. Ao final do curso, todos receberão certificado de participação.

Foto: Reprodução Google.